Você consegue mensurar se suas campanhas dão resultado?

Por Maíra Brandão

O marketing digital se tornou uma oportunidade de ouro para quem deseja investir na atração de clientes no mercado atual.

Equipes de marketing empregam seus esforços para atrair leads por meio das redes sociais, do envio de e-mail marketing, do investimento em anúncios e de outras estratégias de captação de novos cientes.

Entretanto, se não houver um trabalho específico para medir as oportunidades de negócios que são geradas a partir de cada uma dessas ações, como mensurar a eficiência de sua estratégia de marketing para avaliar a qualidade dos resultados?

O marketing não é uma ciência exata que sempre apresenta um resultado “X”. Ele é um processo fluido, que sofre constantes mudanças e, portanto, precisa ter um acompanhamento permanente, para que se possa perceber os resultados chegando aos poucos. E as métricas podem auxiliar nisso!

Ao mensurar as ações, é possível fazer o gerenciamento inteligente das campanhas, facilitar a identificação de problemas e, desse modo, orientar melhor as próximas iniciativas.

Veja abaixo os pontos indispensáveis nesse processo de mensuração de resultados.

 

Identificar os objetivos da empresa

Antes de mais nada, para saber quais métricas são mais relevantes para sua operação, é preciso definir também quais são os objetivos centrais do negócio.

  • Onde a empresa espera chegar?
  • Com os esforços atuais, o que podemos esperar de resultados?

Essas respostas vão indicar quais são as prioridades na sua área de aquisição de clientes.

 

Definir as métricas mais importantes

Existem diversas métricas que vão ajudar a aprofundar suas análises. Algumas das mais utilizadas no marketing são:

  • Número de visitantes;
  • Número de Leads;
  • MQL (Marketing Qualified Lead ou Leads Qualificados pelo Marketing);
  • SAL (Sales Accepted Leads ou Leads Aceitos por Vendas);
  • ROI (Return On Investment ou Retorno sobre o Investimento).

Podemos acompanhar também métricas específicas para cada canal de Marketing. Alguns exemplos são:

  • Redes sociais
    • Impressões;
    • Número de cliques;
    • Número de conversões.
  • Anúncios
    • CPC (Custo por Clique);
    • CPA (Custo por Aquisição);
    • CPM (Custo por Mil impressões).
  • E-mail marketing
    • Taxa de abertura;
    • Taxa de clique;
    • CTOR (Click-to-open rate ou Taxa de clique por abertura).

 

Calcular as taxas de conversão entre as etapas

O objetivo dessa métrica pode ser entender como está o retorno de cada investimento da sua empresa, seja ele de tempo ou dinheiro, em relação às vendas.

Um bom exemplo é o cálculo da taxa de conversão de um site. Podemos mensurar o percentual entre cada estágio, considerando os seguintes critérios:

  • Visitantes para Leads;
  • Leads para oportunidades;
  • Oportunidades para clientes;

Vamos para um exemplo prático, calculando a conversão de visitantes de uma landing page, cujo objetivo é capturar os dados de contato de uma pessoa que está navegando na página. Suponhamos que a LP teve 20.000 visitantes em um determinado período e 6.880 formulários foram preenchidos. O cálculo seria o seguinte:

  • Acessos: 20.000
  • Número de Conversões: 6.880
  • Cálculo: 6.880 /20.000*100 = 34,4%

Vemos aqui uma taxa de 34,4% de conversão de visitantes em leads.

 

Utilizar as ferramentas corretas para colocar as estratégias em prática

Para orquestrar toda a sua estratégia e colocar as ações definidas em prática, é importante utilizar ferramentas que consigam entregar esse tipo de análise e que também ajudem a gerenciar sua operação.

Quando falamos em ferramentas, é importante considerar aquelas que conseguem centralizar o máximo de informações possíveis em um só lugar. Além disso, elas precisam contar com uma estrutura de fácil integração – o que facilita muito o trabalho de passagem de contatos do time de Marketing para o time de Vendas.

Nesse sentido, uma das soluções mais completas do mercado é o Microsoft Dynamics 365 Marketing, que equipa sua equipe para promover interações significativas com o cliente em canais digitais e físicos, a fim de criar relacionamentos mais profundos e alcançar o sucesso comercial de sua organização. Dentre as principais funções do Dynamics 365 Marketing estão:

  • Disparo de e-mails;
  • Criação de Landing Pages;
  • Segmentação de público-alvo e de clientes;
  • Pontuação de leads;
  • Automação de Marketing;
  • Desenvolvimento de eventos;
  • Análise de SEO;

Utilizando imagens e conteúdos dinâmicos recomendados por Inteligência Artificial, o Dynamics Marketing te permite desenvolver ações personalizadas para cada cliente, com base nas interações deles com o conteúdo de sua empresa.

E o melhor: o Dynamics 365 torna muito mais fácil o seu processo de mensuração de resultados. Todas as suas ações de marketing podem ser facilmente analisadas por meio de painéis interativos com atualização em tempo real, para rastrear as metas de negócios, o desempenho das jornadas do cliente desenvolvidas com automação de marketing e a eficácia do seu conteúdo.

 

 

Para conhecer todos os recursos dessa solução da Microsoft, entre em contato com nossos especialistas através do e-mail contato@bizapp.com.br. Somos uma consultoria focada em projetos de CRM e aplicativos de negócios e, desde 2014, a Bizapp está entre os principais parceiros Microsoft Dynamics do Brasil, com certificação Gold para Microsoft Business Aplication.

 

 

 

 

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