retenção-de-clientes

De acordo com pesquisas, clientes recorrentes gastam 67% mais do que novos clientes e adquirir novos clientes custa de 5 a 10 vezes mais do que vender para aquele já retido. Por isso, é importante saber como fazer a retenção de clientes da forma correta.

Saber como reter um lead é a chave para reduzir o custo de aquisição de clientes, agilizar a decisão de compra e aumentar as chances de sucesso em novas negociações. 

Isso porque, um consumidor satisfeito tem mais chances de voltar a comprar com você e nesta nova compra ele estará predisposto a gastar mais, comparado ao momento da primeira compra.  

De acordo com estudos realizados pela businees, clientes recorrentes gastam 67% mais do que novos clientes e adquirir novos clientes pode ser até 10 vezes mais caro do que convencer um consumidor ativo a fazer um novo pedido.  

Quer descobrir como reter um cliente e os principais benefícios desta estratégia? Continue conosco e boa leitura!  

Retenção de clientes 

O conceito pode ser definido como um conjunto de estratégias e atividades que visam produzir uma melhor experiência de compra, aumentar a satisfação e reduzir o churn. 

O grande diferencial desta estratégia está em otimizar o relacionamento que uma marca constrói com sua base ativa, estimulando o engajamento do consumidor. 

Ao fortalecer esse relacionamento, alguns elementos racionais e emocionais emergem nessas interações, resultando na fidelização do cliente, que desde que suas necessidades sejam atendidas, ele valorizará mais uma parceria com sua marca do que os termos específicos negociados. 

Benefícios da retenção de clientes

Com a retenção de cliente a empresa tem a oportunidade de contar com diversas vantagens a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, entenda agora quais são os principais benefícios da retenção de clientes!  

  • Redução de custos 

Sem dúvida é muito mais barato convencer quem já comprou com você do que converter um lead totalmente do zero. Além disso, clientes satisfeitos estão propensos a gastar mais em cada pedido, indicar o seu produto para conhecidos e oferecer maior engajamento com suas campanhas de marketing.

  • Aumento do faturamento e ticket médio 

Com pedidos recorrentes e maiores existe a chance de aumentar o faturamento e alavancar o ticket médio dos pedidos. 

  • Aceitação de novas propostas 

Ao lançar um novo produto, seus clientes retidos têm maior chance de confiar na sua proposta e comprar o que trouxe de novidade para o catálogo. 

retenção-de-clientes

7 dicas para fazer a retenção de clientes!

Entenda na prática como fidelizar seu lead e desfrutar de cada um dos benefícios citados.

Conheça sua persona e expectativas 

Para uma estratégia de retenção de clientes, é extremamente necessário conhecer a fundo o seu público, saber mais sobre seu comportamento, necessidades, expectativas e exigências. 

Para isso, um bom CRM é uma ótima alternativa, isso porque ele é responsável pela gestão do relacionamento com o cliente e facilita a aquisição e análise desses dados com os recursos de automação. 

Adote um atendimento humanizado  

Entender o problema enfrentado por seu cliente e gerar soluções focadas nele é um grande diferencial de atendimento humanizado atualmente, isso sem dúvida aumentará o valor da sua marca na hora do relacionamento, seja pessoalmente, em redes sociais ou atendimento de suporte.  

Atue com um atendimento transparente  

Criar processos que aumentam a transparência e objetividade dos seus atendimentos, é uma boa ideia, isso porque deixa claro o que seu cliente pode esperar da sua empresa. 

Receba feedbacks  

Ficar atento aos feedbacks dos seus clientes é essencial para garantir a retenção e fidelização.  

Atente-se aos indicadores de performance 

Obtenha dados confiáveis e sólidos com os indicadores de performance, assim é possível identificar as ações adotadas que geram resultados, ter insights e propor melhorias para as operações praticadas. 

Adote processos mais ágeis  

Clientes querem soluções rápidas. Para isso, você pode melhorar os processos internos oferecendo recursos para sua equipe melhorar o tempo de respostas com mais agilidade e qualidade. 

Dica extra: a utilização de um software de CRM pode ajudá-lo nessa tarefa. 

Implemente ferramentas para gestão de relacionamento com o cliente 

Um software CRM, plataforma voltada para gestão de relacionamento com o cliente, é uma das principais opções de ferramentas para gestão de relacionamento com cliente.  

Com estes sistemas é possível integrar outras plataformas de gestão, além de automatizar tarefas recorrentes, como a coleta e análise de dados de clientes, ou mesmo a alimentação dos indicadores de desempenho.  

Com tantos benefícios, deu para perceber que está na hora de investir em ferramentas que elevam o nível do relacionamento da sua empresa com o cliente, certo?  

Para isso você pode contar com a Bizapp, expert em experts soluções digitais para causar impacto real na gestão de negócios e engajamento de clientes.  

A opção completa que reúne hubs operacionais de vendas, marketing e atendimento orientados por uma única fonte de dados para ajustar sua infraestrutura e facilitar a operação diária das suas equipes.

Descubra mais sobre as vantagens das Tecnologias orientadas por processos da Bizapp e veja como obter uma demonstração gratuita dos seus recursos! 

Posts relacionados

Como-usar-o-Copilot-da-Microsoft

30

jan
Microsoft Dynamics 365 Marketing

Como usar o Copilot da Microsoft: Desvendando a Transformação da Produtividade Empresarial com IA

Explore como usar o Copilot da Microsoft e todas as suas vantagens. Confira informações detalhadas sobre como aproveitar ao máximo essa ferramenta de inteligência artificial em seus aplicativos Microsoft 365. Descubra as funcionalidades essenciais para impulsionar sua eficiência e produtividade no ambiente de trabalho. No cenário tecnológico, uma onda de inovações está redefinindo as interações dos usuários,[…]