Programa de Estágio Bizapp oferece oportunidade de emprego a estudantes que desejam ingressar no mercado de tecnologia

Encontrar o profissional qualificado, com visão de negócio e bom relacionamento interpessoal na área de tecnologia não é tarefa fácil. É o que mostra a 9ª edição do Índice de Confiança Robert Half, levantamento realizado por uma das principais empresas de recrutamento e seleção do mundo. Segundo dados da pesquisa, quase 60% dos recrutadores têm enfrentado algum nível de dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Destes, 46% avaliam a tarefa como difícil e 13% a classificam como muito difícil.

Na outra ponta da balança profissional estão os jovens em busca do primeiro emprego, que recebem recusas frequentes por não ter experiência comprovada. Na faixa etária de 14 a 17 anos, jovens que podem trabalhar sob condições específicas, como é o caso do menor aprendiz, a taxa de desemprego registrada no balanço mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) foi de 44,2%. De acordo com o mesmo levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos bateu um novo recorde no 3º trimestre de 2020, ficando em 31,4%. Já entre os trabalhadores entre 25 e 39 anos, a taxa ficou em 14,2%.

Em busca de equilibrar os dois lados da balança, a Bizapp entendeu que encontrar a pessoa certa é apenas o primeiro ponto da equação. A caminhada envolve a contratação, o treinamento e a retenção destes profissionais. Uma das trilhas escolhidas pela Bizapp para percorrer este trajeto de contratação de candidatos em tecnologia envolveu a criação de um Programa de Estágio.

Diego Bove, Head de Inovação e Desenvolvimento da Bizapp, afirma que o objetivo do Programa era transformar estudantes das mais diversas áreas de TI em especialistas no desenvolvimento de aplicativos de negócios, tornando-os capazes de utilizar os recursos da Microsoft para a elaboração de soluções empresariais. “A ideia surgiu devido a necessidade de moldar talentos com certos diferenciais e características que estão em falta no mercado. Capacitar profissionais para atuar em algumas frentes de trabalho é imprescindível para os projetos que desenvolvemos”, afirma Diego.

As etapas do processo seletivo foram todas online, com dinâmica em grupo e entrevistas e testes individuais. Os 12 mais bem colocados nas avaliações receberam 40 horas de treinamento de imersão nas soluções Microsoft Dynamics 365 e Power Apps. Entre os candidatos selecionados para o curso estava Vitor Maraia Oliveira, que estava à procura do primeiro emprego. “Eu estava procurando um estágio na época, e tendo pouco sucesso nisso. Mandava meu currículo diversas vezes, durante muito tempo. Grande parte das empresas, sequer retornava que não iriam seguir comigo no processo seletivo”, relembra Vitor.

No processo seletivo da Bizapp, Vitor encontrou a oportunidade de mostrar que a falta de experiência profissional não deveria ser empecilho para ele poder mostrar seu potencial. “Logo de cara, a proposta da Bizapp me chamou atenção, pois não só oferecia um treinamento, o que, na hipótese de eu não conseguir a vaga, daria ao menos um aprendizado, como me permitiu desenvolver um pequeno projeto, e apresentá-lo. Como esse seria meu primeiro estágio/emprego, isso me deu uma chance de mostrar do que sou capaz, e me faz acreditar que o modelo que a Bizapp escolheu para esse processo seletivo é um a qual mais empresas deveriam aderir”, recomenda Vitor. Após o treinamento e a entrega de uma atividade, os candidatos participaram de uma entrevista para a contratação.

Os 7 estudantes selecionados começaram a trabalhar em novembro de 2020 e assumiram a missão de desenvolver projetos em sua área de atuação com autonomia para execução das atividades, contando com acesso a profissionais experientes e suporte da equipe de gestores, que vão orientar toda a sua jornada durante o programa. “A vivência é sempre de descobertas de ambos os lados. Aprendemos com eles tanto quanto ensinamos. Mentes jovens pensam diferente e agregar este pensamento para estabelecer novas culturas é sempre interessante e desafiador”, avalia Diego. Durante os 12 meses de duração do programa, os estagiários farão treinamentos técnicos e comportamentais e terão vivência diária na área de desenvolvimento de projetos.

Esta não é a primeira experiência profissional de Andreia Martins, mas foi no Programa de Estágio da Bizapp que ela teve o primeiro contato com o desenvolvimento de sistemas. Andreia viu no Programa a oportunidade de deixar o cargo na área de Vendas para ter uma vivência prática dos fundamentos que via em aula. “É um desafio ter que aprender do zero como as coisas funcionam e como executá-las bem, mas isso, é claro, me traz grandes ganhos em questão de aprendizado e amadurecimento, tanto profissional como pessoal, afirma Andreia.

Ao fazer um balanço destes primeiros meses de estágio na Bizapp, Vitor ressalta os frutos que vem colhendo com a experiência e explica como é a rotina de trabalho. “Eu não poderia estar mais contente com a minha rotina. Sinto que é um ótimo equilíbrio entre flexibilidade, autonomia e pontualidade. Meu chefe e eu montamos a grade horária da minha jornada de trabalho juntos, e essa ainda pode ser modificada caso a necessidade surja. Esse nível de compreensão que tiveram comigo, me fez sentir em casa desde o primeiro dia, e é algo que eu certamente não esperava. Quanto às ferramentas da Microsoft, são diferentes de tudo que já tinha visto, exceto pelo Power BI, com o qual já tive um pouco de contato. É um universo de possibilidades e informação em si, muita coisa para absorver, mas estou contente com o progresso que fiz em tão pouco tempo, e ansioso pelo o que vem a seguir”, conta Vitor.

Ao término do programa, o objetivo é que os estagiários estejam aptos a participar de processos seletivos das posições de Técnico ou Analista Júnior da Bizapp.

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Platform

24

nov
Business Solutions

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito!  Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e[…]