Pode acreditar: IA Microsoft transforma desenhos e imagens em aplicativos.

A Microsoft anunciou em um dos seus últimos eventos o preview de um recurso para criação de aplicativos low-code / no-code (com baixo ou nenhum volume de programação) chamado “Imagem” no Power Apps, um dos principais membros da Power Platform. Esse novo recurso cria aplicativos low-code / no-code diretamente de arquivos e imagens! 😍

Com apenas alguns cliques, usuários poderão criar aplicativos web ou mobile a partir de uma série de fontes – incluindo formulários, PDF’s, rascunhos em ferramentas como o Whiteboard ou mesmo feitos a mão, como no exemplo logo abaixo.

Os passos são simples: No Power Apps, logo na página inicial, a opção “Imagem (versão preliminar)” aparecerá com a instrução do que você pode fazer:

Na sequência, você estará na página ilustrada na imagem abaixo, que demonstra algumas recomendações, como:

  • Usar fundos de cor clara
  • Usar formulários de uma página
  • Usar formulários legíveis

Hora de subir a imagem, então, deixe tudo pronto:

  • Dê um nome para o seu aplicativo
  • Faça o desenho
  • Tire uma foto do desenho e suba no Power Apps
  • Escolha o arquivo
  • Escolha o formato de tela: Tablet / Telefone
O recurso de IA tentará identificar o que são campos, botões ou mesmo rótulos de texto.

Hora dos ajustes:

  • Marque cada componente com o tipo adequado:
    • Rótulo de texto
    • Entrada de texto
    • Botão
    • Seletor de data

Para facilitar, cada tipo de componente tem uma cor correspondente, ajudando na identificação e validação das alterações que foram feitas.

Conecte seu aplicativo a alguma fonte de dados já criada, ou crie-a nesse momento. Você pode conectar seu aplicativo ao Dataverse – principal banco de dados da Power Platform. Uma tabela é criada para seu aplicativo e cada campo vira uma coluna na tabela criada.

Ao final de todos esses passos, seu aplicativo estará pronto para ser editado e publicado.

Essa forma de criação de aplicativos low-code / no-code pode entregar Transformação Digital em diferentes cenários. Alguns exemplos são:

  • Modernizar legados e digitalizar formulários: muitas organizações ainda possuem uma série de formulários em Word / Excel que precisam ser impressos para processos como solicitação de reembolso, requisição de férias. Agora, esses formulários podem ser rapidamente convertidos para soluções digitais por aqueles que estão mais próximos dos processos de negócio.
  • Gerar apps a partir de desenhos / wireframes: nunca foi tão fácil sair de uma ideia para um aplicativo. De uma sessão de ideias, de um brainstorming no Power Point ou ferramentas como Planner ou Jira para um desenho em uma folha de papel, tirar uma foto dessa ideia e rapidamente ver ela ganhar vida dentro do Power Apps.

Power Apps: Evolução contínua no desenvolvimento de aplicativos low-code / no-code com assistência da IA

Diferente de outras ferramentas de low-code, “Imagem” provê um passo gigante em direção a gerar aplicativos genuinamente low-code que qualquer pessoa pode facilmente customizar, estender e plugar a uma série de conectores de dados pré-configurados ou customizados. Usando avançados modelos de IA cognitivo para compreender a intenção por trás da imagem – incluindo a estrutura do formulário, controles e dados, “Imagem” se baseia na linguagem natural avançada para codificar e programar por recursos de exemplo que foram anunciados no último grande evento da Microsoft, o Ignite.

“Imagem” no Power Apps está incluído para todos sem custos adicionais, então nunca foi tão fácil começar!

Posts relacionados

14

jun
Business Solutions, Microsoft Power Platform

Power Pages – A novidade da Microsoft para criação de páginas web

Nos últimos dias, a Microsoft anunciou o quinto elemento da família Power Platform: o Power Pages. A novidade traz recursos para construção de páginas web utilizando o modelo low-code, isto é, estruturas e moldes prontos que permitem que qualquer usuário crie interfaces para internet, de maneira rápida e segura. Durante anos, a solução Power Portals da família […]

Customer Centric

26

maio
Customer Centric

CDP (Customer Data Platform) como aliado na estratégia Customer Centric

Você já sabe, a maneira como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas vem mudando ao longo dos anos, tudo é feito com maior intensidade e com ainda mais velocidade depois da pandemia de 2020. Ter boas estratégias digitais, usar dados a favor e antever as necessidades do cliente são praticamente itens de sobrevivência. Estudos[…]