Os 10 benefícios da automação de marketing para o seu negócio

Das empresas que estão crescendo mais que seus concorrentes, 63% utilizam a automação em suas estratégias de marketing (Lenskold Group). Dentre as justificativas desse crescimento está o fato de que a automação de marketing leva a um aumento de 14,5% na produtividade de vendas e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing (Nucleus Research).

Muitos departamentos de marketing e vendas automatizam tarefas repetitivas (como o envio de e-mail marketing, postagem em mídia social e até mesmo campanhas publicitárias) não apenas por uma questão de eficiência, mas para que possam fornecer uma experiência mais personalizada para seus clientes.

A automação de marketing ajuda na geração, nutrição e pontuação de leads, bem como na medição do ROI geral das campanhas. Neste artigo, apresentaremos os 10 principais benefícios que a automação de marketing pode gerar em seu negócio.

 

#1: Geração automática de leads

A automação de marketing permite encontrar e cultivar os leads certos, criando experiências personalizadas para eles. A tecnologia ajuda os vendedores a se concentrarem em oportunidades de vendas claras e viáveis, priorizadas por meio de Inteligência Artificial e pontuação preditiva. Tecnologias como o Microsoft Dynamics 365 permitem a criação de campanhas automatizadas que são executadas com base em aspectos como o comportamento do lead, área de interesse, nível de engajamento, dados demográficos e histórico de vendas.

 

#2: Modelos de pontuação de clientes potenciais

A pontuação de leads é um método para determinar a qualidade relativa de um cliente em potencial em comparação com outro, ajudando a identificar leads prontos para interagir com a equipe de vendas, aqueles que precisam de mais atenção e os que não são adequados para a empresa. Tecnologias como o Microsoft Dynamics 365 Marketing permitem configurar e atribuir modelos de pontuação de leads para atender às necessidades e prioridades da organização. As interações com pontuação incluem abrir um e-mail, enviar um formulário em uma landing page, visitar um site ou participar de um evento.

 

#3: Desenvolver cada etapa da jornada do cliente

A automação possibilita interpretar o quão próximo um lead está do momento de decidir pela compra. Soluções como o Microsoft Customer Insights oferecem relatórios automatizados do funil de vendas para identificação de obstáculos e oportunidades de otimização da jornada. Com o auxílio dessas tecnologias, pode-se oferecer conteúdo relevante para os prospects de acordo com a fase em que eles se encontram em seu ciclo de compra. Com base na análise dos dados de engajamento, o marketing enviará para vendas somente os leads que já estejam prontos para receber a abordagem de um vendedor.

 

#4: Integração dos dados e visão 360º do cliente

A automação permite conectar os processos de vendas e marketing a uma plataforma comum para otimizar a eficiência e facilitar a transferência de dados. A integração de dados transacionais, comportamentais e demográficos em tempo real cria uma visão de 360 ​​graus dos clientes. Soluções tecnológicas como o Microsoft Customer Insights conecta dados de diversos pontos de contato, como sites e aplicativos móveis, e disponibiliza rapidamente as principais métricas em dashboards e relatórios interativos.

 

#5: Nutrição de clientes potenciais

A automação de marketing basicamente simula toda a jornada de compra de um lead através de um fluxo que vai alimentando-o por meio de conteúdos. Ou seja, significa basicamente trilhar um caminho para a pessoa percorrer até adquirir a sua solução. Tendo posse de um conhecimento profundo do cliente, é possível envolvê-lo individualmente usando jornadas personalizadas que são acionadas por interações. Com base em recomendações de IA, é possível alimentar os clientes de acordo com seu engajamento por e-mail, campanhas em redes sociais e canais personalizados de contato.

 

#6: Frequência personalizadas de envio de e-mails

Utilize a jornada do cliente e o envio automático de e-mails para promover seu conteúdo. Automações permitem a criação de jornadas a partir de eventos acionados pelo cliente. Usando soluções tecnológicas como o Microsoft Dynamics 365, alcance clientes por meio de canais digitais e interações pessoais em marketing, vendas e serviço, envolvendo-os em seus canais e horários preferidos.

 

#7: Criar Landing Pages com ótimas taxas de conversão

Existe um tipo específico de página para apresentar suas ofertas, são as chamadas landing pages. Hoje já existem diversas ferramentas que ajudam você a criar landing pages profissionais com excelentes taxas de conversão. Um exemplo disso é o Microsoft Dynamics 365 Marketing, que permite a criação fácil de páginas da web que servem como ponto de contato entre o cliente e suas inciativas de marketing.

 

#8: Integrar as redes sociais às ferramentas de automação

O Dynamics 365 Marketing permite que os usuários criem, agendem e publiquem postagens em redes sociais. Para utilizar este recurso, basta configurar e autenticar cada canal que deseja sincronizar. Na versão atual, você pode configurar contas para LinkedIn, Facebook e Twitter. Ele também permite adicionar as campanhas de marketing à jornada do cliente, para captar insights de interações e desenvolver ações de acordo com o nível de engajamento de cada lead.

 

#9: Segmentação de clientes e Teste A / B

A automação de marketing é capaz de criar segmentações dinâmicas de clientes com base em qualquer conjunto de dados, dando suporte à personalização de ações de marketing. Existem ainda ferramentas eficientes para aplicação do chamado teste A/B, que consiste em dividir o tráfego de uma determinada campanha de e-mail em duas versões: a atual e uma “desafiante”, com modificações. Depois, mede-se qual das versões apresenta maior taxa de conversão.

 

#10: Relatórios e dashboards automatizados

Use relatórios e dashboards interativos para acompanhar o desempenho de suas ações de marketing e tomar decisões baseadas em dados. A automação de marketing fornece painéis em tempo real para rastrear as metas do negócio, o desempenho da jornada de compra e a eficácia do conteúdo.

 

 

 

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