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CRM funciona, basicamente, como um banco de dados em que são armazenadas informações relevantes sobre as características comportamentais dos clientes ao longo do relacionamento deles com uma determinada empresa. 

Bom, como falamos acima, um CRM é, basicamente, um banco de dados com informações relevantes dos clientes de uma empresa. Tais informações são utilizadas para definir estratégias de marketing, vendas e atendimento, focadas na experiência cliente.  

Ou seja, este é um conjunto de estratégias que tem por finalidade promover o sucesso na gestão de relacionamento com os clientes, fidelizando-os e gerando novas vendas. 

Mas, como funciona esta estratégia na prática? Para descobrir, continue conosco e veja detalhadamente como essa ferramenta funciona e sua importância. 

o que é CRM

O que é CRM? 

CRM – Customer Relationship Management, em tradução “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Atualmente, o termo é utilizado tanto para nomear os softwares que armazenam as informações sobre os clientes, quanto para as técnicas de otimização do relacionamento com clientes.  

Por meio do CRM, diversas áreas de uma empresa têm acesso a informações importantes sobre seus consumidores, para que ações possam ser planejadas de forma sincronizada e assertivas. 

Como funciona o CRM? 

Um CRM pode ser tanto o nome de um software, quanto técnicas empregadas para atuar no relacionamento com o cliente. Na prática, o software de CRM é responsável por coletar, armazenar e gerenciar os dados sobre prospects, leads e clientes. 

Sendo assim, este software oferece a um negócio muito mais informação sobre seus consumidores, agilidade quanto a novas oportunidades de negócios, otimização da rotina de trabalho, aumento no número de conversões e, sem dúvida, uma melhora no relacionamento entre marca e consumidor. 

Um ponto importante, é que um bom CRM também deve armazenar os dados na nuvem para garantir a segurança das informações e facilitar o compartilhamento de dados entre os colaboradores da empresa. 

Como usar o CRM? 

Com a plataforma ideal, você tem a liberdade de otimizar seu espaço de trabalho sabendo que essas ferramentas podem ser customizadas de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Além disso, o CRM facilita o acompanhamento do pipeline de vendas de um negócio, como também permite a criação de relatórios para analisar detalhadamente o andamento do processo, o desempenho da equipe de vendas, o número de atendimentos etc. 

Ou seja, em um CRM deve conter informações atualizadas sobre cada cliente, como dados básicos de contato, interesses, histórico de interações com marcas e posição no funil de vendas.  

Para isso, é importante que todos os colaboradores sejam devidamente treinados para utilizar a ferramenta de CRM de forma eficaz para garantir a sincronia entre equipe e que as informações fornecidas na ferramenta realmente otimizem as negociações.  

Tipos de CRM  

Diretamente relacionado à análise de dados, neste modelo é possível criar relatórios e obter informações sobre o perfil de cada lead e assim entender se aquele contato está pronto para uma compra ou em qual etapa do funil ele se encontra.   

Essas informações poderão servir de base para que novas estratégias de conversão sejam criadas.  

Tem o objetivo de integrar times e dessa forma, atrair leads por meio das ações de Marketing que podem ser melhor trabalhadas em parceria com o time de vendas e tenham maior potencial de conversão.  

Usando a ferramenta para potencializar essa dinâmica, os ruídos são eliminados e as operações passam a ser mais sincronizadas. 

Seu objetivo é facilitar o trabalho diário dos agentes de vendas e serviços. Com esta ferramenta, você pode gerenciar mais rapidamente as informações de todos os contatos e atualizar o histórico de interações. 

Por fim, o CRM estratégico é uma combinação de CRM analítico, colaborativo e operacional. A ferramenta possibilita a criação de estratégias mais direcionadas que atendam às reais necessidades dos clientes corporativos, além de fortalecer o relacionamento com o consumidor dentro do processo de vendas e atendimento.  

Vantagens CRM

Vantagens da utilização de um CRM  

Agora que conseguimos deixar claro o que é CRM e como ele funciona, vamos aprender quais são suas funcionalidades?

É sempre importante lembrar que estamos nos referindo a uma plataforma de integração de informações de clientes, com a finalidade de conhecê-los melhor, identificar suas necessidades e atendê-las.  

Sendo assim, com uma boa plataforma, é possível criar listas segmentadas em potencial, o que torna a prospecção de novos negócios mais fácil, através de funcionalidades como:  

  • Integração com outras ferramentas de gestão 
  • Registro do histórico de contatos 
  • Computação na nuvem 
  • Mobilidade em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.  
  • Automação de tarefas 
  • Geração de relatórios 
  • Análise de indicadores de desempenho 

Qual a importância de um CRM para uma empresa? 

Se você chegou até aqui, deu para entender quais as vantagens desta estratégia e como ela é responsável por permitir maior clareza a respeito do funil de vendas do seu negócio, além de fortalecer o relacionamento com seus clientes . 

Portanto, agora que deixamos claro quais são as vantagens de contar com um CRM e sua importância para sua empresa, que tal investir nessa ferramenta para a sua empresa? 

Com a Bizapp, você encontra as melhores soluções em CRM para melhorar a produtividade, processos e a visibilidade do pipeline para sua equipe de vendas.  

Com o software adequado você facilita a atualização das oportunidades para que sua equipe sempre possa acessar, analisar e colaborar usando dados relevantes. 

Veja o que dizem nossos clientes!


 

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