O Papel dos Testes no Desenvolvimento de Software

Por Adriana Martin

Nas últimas décadas, o mundo experimentou um avanço tecnológico nunca visto e a cada dia mais, os softwares fazem parte de nossas vidas. Entretanto, softwares com defeitos na execução, lógica e problemas de performance podem acarretar custos e prejuízos.

Na literatura especializada é possível encontrar autores que apontam que corrigir um erro de software após sua implementação pode gerar custos muito mais elevados do que se corrigido ainda na etapa de desenvolvimento.

Desse modo, podemos concluir que a qualidade do desenvolvimento de um sistema é de extrema importância. Os testes são parte do processo de desenvolvimento de um software e possuem objetivos diversos, como por exemplo, atender questões contratuais, manter a qualidade das entregas, avaliar o desempenho e segurança do produto que está sendo construído.

Testar um software não consiste apenas em executar um sistema e verificar sua resposta, mas em uma lista de atividades amplas como rever requisitos, código fonte, objetivos, gerar documentações apropriadas, entre outros. Em outras palavras, as atividades dos testadores de software incluem, mas não se resumem, em análise, planejamento, modelagem, implementação, avaliação e execução de testes.

Mas quando testar? Os testes devem ocorrer em diferentes etapas do desenvolvimento e, idealmente, em todas as etapas de vida de um produto e para tal deve-se considerar o objeto e objetivo dos testes, além de os diferentes níveis e técnicas a serem utilizadas.

Portanto, testar adequadamente um sistema ajuda a detectar vulnerabilidades e os famosos “bugs”, mitigar erros e melhorar a qualidade e confiança de um software.

 

Referências:

¹ RIOS, Emerson; FILHO, Thayahú Moreira. Teste de Software. 3° ed. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, 2013.

ANICHE, auricio. Teste- Driven Development:  Teste e Design no Mundo Real.  : Casa do Código

International Software Testing Qualifications Board. Certified Tester Fouundation Level Syllabus, CTFL 2018br 3.1

 

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Platform

24

nov
Business Solutions

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito!  Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e[…]