O Papel dos Testes no Desenvolvimento de Software

Por Adriana Martin

Nas últimas décadas, o mundo experimentou um avanço tecnológico nunca visto e a cada dia mais, os softwares fazem parte de nossas vidas. Entretanto, softwares com defeitos na execução, lógica e problemas de performance podem acarretar custos e prejuízos.

Na literatura especializada é possível encontrar autores que apontam que corrigir um erro de software após sua implementação pode gerar custos muito mais elevados do que se corrigido ainda na etapa de desenvolvimento.

Desse modo, podemos concluir que a qualidade do desenvolvimento de um sistema é de extrema importância. Os testes são parte do processo de desenvolvimento de um software e possuem objetivos diversos, como por exemplo, atender questões contratuais, manter a qualidade das entregas, avaliar o desempenho e segurança do produto que está sendo construído.

Testar um software não consiste apenas em executar um sistema e verificar sua resposta, mas em uma lista de atividades amplas como rever requisitos, código fonte, objetivos, gerar documentações apropriadas, entre outros. Em outras palavras, as atividades dos testadores de software incluem, mas não se resumem, em análise, planejamento, modelagem, implementação, avaliação e execução de testes.

Mas quando testar? Os testes devem ocorrer em diferentes etapas do desenvolvimento e, idealmente, em todas as etapas de vida de um produto e para tal deve-se considerar o objeto e objetivo dos testes, além de os diferentes níveis e técnicas a serem utilizadas.

Portanto, testar adequadamente um sistema ajuda a detectar vulnerabilidades e os famosos “bugs”, mitigar erros e melhorar a qualidade e confiança de um software.

 

Referências:

¹ RIOS, Emerson; FILHO, Thayahú Moreira. Teste de Software. 3° ed. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, 2013.

ANICHE, auricio. Teste- Driven Development:  Teste e Design no Mundo Real.  : Casa do Código

International Software Testing Qualifications Board. Certified Tester Fouundation Level Syllabus, CTFL 2018br 3.1

 

Posts relacionados

Integrando Ferramentas

25

abr
Business Solutions

Integração de apps e sistemas: Por que isso é importante para sua empresa?

Utilizar várias ferramentas para fazer o nosso trabalho virou uma rotina em companhias de todos os lugares. Isso facilitou muito o nosso dia a dia. Quando falamos em Transformação Digital, é disso que estamos falando: aproveitar todas as facilidades que a tecnologia nos proporciona para trabalhar melhor e alcançar nossos melhores resultados de maneira mais fácil. No […]

Projetos de Inteligência Artificial

04

abr
Business Solutions

Inteligência Artificial: ela aprimora a experiência do cliente?

A Inteligência Artificial (IA) impulsionou a qualidade e a agilidade com as quais fazemos nossas entregas profissionais. Aliada às demais tecnologias do stack chamado Indústria 4.0, ela revolucionou o chão de fábrica e as baías de escritório. Os ganhos em rapidez, assertividade e capacidade de tomar decisões de maneira racional são os principais destaques de dispositivos de[…]