Microsoft lança novas ferramentas que podem ajudar a aumentar o bem-estar e aliviar o estresse de trabalhar em casa

A pandemia forçou muitos profissionais a aderirem ao trabalho remoto. No início, desfrutamos com alegria de todos os benefícios do Home Office, como livrar do estresse do trânsito, encontrar mais tempo para se dedicar à família e descobrir dotes culinários que a rotina agitada não nos deixava colocar em prática.

Porém, oito meses após o início da pandemia, já começamos a pagar o preço pelo conforto de trabalhar em casa. Não temos mais o intervalo para o chá da tarde, quando costumávamos conversar com os colegas de trabalho, falta tempo para se concentrar em intermináveis chamadas de vídeo e deveres parentais, além de não ser mais possível definir as fronteiras entre tempo para se executar às tarefas profissionais, cuidar da casa ou se dedicar à família.

Diante desse cenário, a Microsoft tem feito vários estudos para detalhar quais são os desafios que o trabalho remoto nos impõe. Um deles descobriu que as pessoas trabalham depois do expediente e nos fins de semana com mais frequência em casa do que no escritório. Outro estudo descobriu que o trabalho remoto está causando mais estresse e fadiga mental em videoconferências, mais isolamento e uma sensação de estar sempre ligado.

Foi pensando nisso que a Microsoft reuniu seus especialistas em bem-estar no local de trabalho para criar alternativas para driblar o estresse universal que o trabalho remoto pode causar. A empresa anunciou novos recursos no Microsoft Teams e Outlook para ajudar as pessoas ao redor do mundo com seu bem-estar e produtividade. Os recursos incluem uma experiência de deslocamento virtual para melhores transições entre trabalho e vida doméstica e integração com Headspace, um líder global em atenção plena e meditação. Eles também incluirão ferramentas para ajudar as pessoas a se conectar mais facilmente com os colegas, programar tempo para o trabalho e para intervalos, além de percepções e padrões personalizados para indivíduos, gerentes e líderes.

Com previsão de lançamento para janeiro de 2021, a experiência de deslocamento virtual em equipes ajudará a criar limites e estrutura que os deslocamentos físicos forneciam no passado. Agendar um “trajeto” para o início do dia de trabalho significa reservar um tempo para se preparar para as tarefas profissionais, tempo este que pode ser usado para fazer uma caminhada ou planejar os afazeres do dia tomando uma xícara de café. As “viagens” ao final do expediente podem ser personalizadas com avisos para celebrar realizações, refletir emocionalmente, adicionar tarefas à lista para fazer mais tarde e meditar para se desconectar totalmente.

O recurso foi inspirado em um estudo do grupo de Pesquisa da Microsoft, que estudou a importância das pausas no trabalho e “distanciamento e reconexão do local de trabalho”. Os pesquisadores da Microsoft Research AI descobriram que o deslocamento diário fornece blocos de tempo ininterrupto para a transição mental de e para o trabalho, um aspecto importante do bem-estar e da produtividade.

Além disso, a partir de outubro, as pessoas verão percepções de produtividade pessoal nas equipes com as novas experiências Stay Connected e Protect Time que ajudam a fortalecer os laços e agendar um horário para trabalho focado e pausas. E-mails informativos serão entregues no Outlook no início do dia, trazendo percepções de produtividade semelhantes e ações recomendadas.

O Stay Connected exibirá de forma inteligente os principais colaboradores que podem precisar de acompanhamento e incluirá documentos e e-mails relacionados. Também tornará mais fácil agendar reuniões relacionadas ao trabalho, diversão ou bem-estar – ou todos os três.

O Protect Time ajudará os usuários a reservar um tempo para executar uma tarefa que requer mais atenção, fazer intervalos e compromissos pessoais – antes que o calendário se encha de reuniões. Tendo como base os insights do MyAnalytics, os profissionais podem bloquear um “tempo de foco” para realizar uma atividade relaxante após um dia particularmente cansativo de reuniões.

Como o bem-estar dos funcionários requer suporte organizacional e compreensão dos gestores, a Microsoft também está trazendo percepções para gerentes e líderes nas equipes. O painel com a visão agregada dos insights de seus funcionários fornecerá ações recomendadas com base em pesquisas para saber qual o risco de cansaço das equipes e funcionários após longas horas, se estão mantendo conexões importantes entre si e com os clientes e se estão prosperando no trabalho. Para ter acesso a estes recursos, faz-se necessário instalar o novo aplicativo Insights no Teams.

 

 

 

 

Fonte: news.microsoft.com

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Platform

24

nov
Business Solutions

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito!  Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e[…]