Marketing Conversacional

A busca por processos otimizados é constante em qualquer setor corporativo, mas no setor de comunicação com cliente este é um ponto extremamente significativo quando falamos em melhora no tempo de resposta, fluxos de comunicação melhorados e experiencia do cliente.  

A proximidade com o cliente é fundamental para ter um serviço de vendas e atendimento de qualidade o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca. Com a tecnologia, os hábitos de compra desses clientes têm mudado muito e a compra online passou a ser a primeira opção na maioria das vezes. 

Buscando soluções de como se relacionar com o cliente à distância, as empresas passaram a atuar seguindo conceitos de um novo sistema de abordagem, o chamado: marketing conversacional ou marketing de conversação. 

Mas, será que funciona mesmo? Descubra como potencializar a comunicação da sua empresa através do marketing conversacional!  

Continue conosco e boa leitura!   

O que é Marketing Conversacional?  

De modo objetivo é uma nova forma de fazer marketing de relacionamento com o cliente, é uma estratégia utilizada para diminuir as etapas do ciclo de venda através de conversas automatizadas em tempo real. 

No marketing conversacional, ao invés da pessoa receber conteúdos padronizados como formulários e propagandas, que muitas das vezes as pessoas ignoram ou não compreendem direito, os potenciais clientes são direcionados para plataformas comunicacionais, onde é iniciada uma conversa para que eles possam entender melhor sobre o seu negócio.  

Características do Marketing Conversacional 

Otimização do Tempo  

Pelos grandes volumes de atividades, o tempo é uma coisa muita preciosa, ao invés de colocar seu cliente para responder formulários e esperar para receber um feedback, busca-se aqui soluções que atendam necessidades do cliente em tempo real.  

Escalabilidade  

Quando se tem um grande volume de clientes, ter respostas personalizadas pode ser considerado uma tarefa difícil. Sendo assim, automação de mensagens instantânea pode suprir as empresas por meio de atendimentos simultâneos. 

Engajamento  

Faz uma manutenção contínua da lembrança da marca e estabelecendo um processo de engajamento no qual os usuários possam, inclusive, contribuir compartilhando conteúdos em seus canais pessoais, como WhatsApp, Facebook, Twitter, E-mails e outras mídias. 

Benefícios do Marketing Conversacional 

Atendimento em tempo integral 

Quando se tem um chatbot ou qualquer outra plataforma de comunicação, como o WhatsApp, a sua empresa garante que as pessoas sejam atendidas instantaneamente, não só em dias uteis e horários comerciais, porém é importante ressaltar que o chatbot não anula o atendimento humano, isso porque em um determinado momento pode ser necessária uma abordagem diferente. 

Escalabilidade de atendimento 

O custo para a contratação de atendentes é bem alto. Em compensação, um chat permite escalar os atendimentos, gerando muitas novas oportunidades. Os robôs de conversa ainda possibilitam evitar filas de atendimento, melhorando a experiência das pessoas com uma marca. 

Comercial e Atendimento se unem no Marketing Conversacional 

Os chatbots e plataformas de comunicação instantâneas, podem trazer vantagens sobre um produto e serviço que, com fluxos bem desenhados e humanizados, farão com que leads se interessem e virarem clientes, agilizando o ciclo de vendas. Após esse processo é interessante dar continuidade no pós-venda, não se esqueça! 

Personalização do atendimento 

Com a linguagem humanizada e programada no seu público-alvo. Assim o atendimento fica natural e os clientes recebendo ajuda e informações relevantes. Tudo com muita agilidade, aumentando a satisfação. 

Principais Ferramentas de Marketing Conversacional 

No marketing Conversacional a principal ferramenta usada é o chatbot. Na prática, esta é uma automação que conversa com os leads e clientes da sua empresa. De forma informal seria como um robô. 

Ou seja, é um programa computadorizado, que simula interações humanas, assim as empresas ganham tempo e tem mais liberdade para resolver problemas complexos. 

O WhatsApp é uma das plataformas mais completas em relação ao marketing conversacional, pois se é possível programar um chatbot dentro dele que possibilita um avanço nas tratativas entre empresas e clientes. Afinal, a ferramenta foi desenvolvida para agilizar diversos fluxos, como responder dúvidas, tratar reclamações e trabalhar a experiência do cliente.   

O Dynamics 365 pode ser integrado ao WhatsApp para registrar as interações entre funcionários e clientes. Isso pode ajudar as empresas a garantir que estão seguindo as políticas internas relacionadas a comunicação com os clientes e que as informações trocadas estão em conformidade com as regulamentações aplicáveis.  

Atualmente, com toda tecnologia disposta e com a correria do dia a dia, é impossível pensar em uma comunicação entre marcas e consumidores sem o WhatsApp. A praticidade e a rapidez que o aplicativo trouxe são inegáveis. 

Marketing Conversacional

Aplique o Marketing Conversacional na sua empresa 

Aplicar o marketing conversacional pode parecer difícil, mas pode ser tornar uma tarefa muito fácil com processos otimizados.  

Principalmente se você deseja implementar esta estratégia utilizando o WhatsApp.  

Atualmente sabemos que, além da grande preocupação com processos assertivos de conversão e comunicação com cliente, existem muitos assuntos jurídicos envolto a este tema, como compliance, segurança de dados e etc. 

Por isso, você pode contar com o Dynamics365 que pode ser integrado ao WhatsApp para registrar as interações entre funcionários e clientes, o que garante o cumprimento das políticas internas relacionadas a comunicação com os clientes, além de assegurar que as informações trocadas estão em conformidade com as regulamentações aplicáveis.  

Sendo assim, unindo praticidade à segurança de dados oferecida pelo Dyn365 à integração entre as duas plataformas é a solução para times comerciais que buscam otimizar tempo e ter mais agilidade em seus processos.  

Com tantos benefícios, deu para perceber que está na hora de investir em estratégias capazes de ajudar a elevar o nível do relacionamento da sua empresa com o cliente. 

Para isso, você pode contar com a Bizapp, empresa expert em soluções digitais!    

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