Projetos de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: ela aprimora a experiência do cliente?

A Inteligência Artificial (IA) impulsionou a qualidade e a agilidade com as quais fazemos nossas entregas profissionais. Aliada às demais tecnologias do stack chamado Indústria 4.0, ela revolucionou o chão de fábrica e as baías de escritório.

Os ganhos em rapidez, assertividade e capacidade de tomar decisões de maneira racional são os principais destaques de dispositivos de IA nas empresas. Contar com esses atributos traz inúmeras vantagens para o cenário corporativo.

Mas além dos ganhos em produtividade, como ela impacta nos resultados de uma companhia? Será que ela tem o poder de aumentar vendas e tornar o cliente um promotor da sua marca?

Nós preparamos um conteúdo para você entender a relação entre a Inteligência Artificial e a Experiência do Cliente: afinal de contas, elas podem se complementar – e nós vamos te contar como.

A importância da Experiência do Cliente

O novo perfil de consumidor propõe ao mercado uma verdadeira corrida para poder atender às novas demandas dos clientes. Uma dessas novas necessidades é a visão da compra como uma experiência de consumo.

Desde há muito, nós temos uma série de sentimentos – que podem ser bons ou ruins – ao interagir com uma marca. O que mudou nas últimas décadas foi o grau de importância que esse conjunto de percepções e impressões que um consumidor passou a ter para uma marca.

Hoje, sabe-se que vivenciar uma boa experiência de compra tem impacto sobre nossas próprias decisões relacionadas a uma marca. Portanto, ao efetuar uma venda,  é um dever da companhia proporcionar toda uma boa experiência ao seu consumidor.

Os ganhos de apostar em tais ações são muitos:

  • fidelização de clientes,
  • postura de promotores da marca,
  • aumento no número de oportunidades,
  • proximidade com clientes, etc.

Neste contexto, a Inteligência Artificial é uma grande aliada. Isso acontece, justamente, por conseguir simular a inteligência humana com maestria e substituir indivíduos ao executar determinadas funções.

Descubra como a Inteligência Artificial ajuda a aprimorar a experiência do cliente

A Inteligência Artificial é a capacidade de fazer com que as máquinas aprendam, tenham percepções e tomem decisões, de forma racional, diante de determinadas situações. A grosso modo, podemos dizer que ela consegue aumentar as capacidades humanas nas máquinas.

É a partir desta perspectiva que ela impacta na experiência do cliente. Mas para que você compreenda como ela consegue colocar isso em prática, veja as principais mudanças trazidas pela Inteligência Artificial para a Experiência do Cliente.

1.   Experiência personalizada

“Por serem conduzidos por máquinas, não poderemos colocar personalização nestes processos”. Essa é uma ideia comum, porém super equivocada. A experiência do cliente tem como um forte pilar a personalização – um atendimento e oferta totalmente personalizados, por meio do qual o cliente está no centro do processo e tem sua necessidade 100% observada e atendida.

Neste contexto, a IA não apenas consegue entender essa exclusividade como também consegue fazer uma oferta assertiva – por meio do Machine Learning, tomando como base as compras feitas por esta pessoa em outros momentos e em outros locais na internet. Desta forma, você passa a conhecer melhor seus clientes e consegue fazer melhores ofertas.

2.   Agilidade ao atendimento

O cliente de hoje é imediatista. Ele demanda rapidez e agilidade, pois este é o mundo que vivemos hoje: a Era da informação, da rapidez e da instantaneidade. Nós somos demandados a todo momento por múltiplos estímulos.

Por isso, não temos tempo a perder. Um atendimento fácil, eficiente e ágil é significativo para uma boa experiência do cliente. Diante desse cenário, a IA é uma grande facilitadora, já que consegue tomar decisões em questão de poucos segundos com a mesma sensibilidade que um humano faria e sem perder a racionalidade da decisão com base em dados.

3.   Direcionamento a partir de demandas

Essa tecnologia ajuda você a fazer o correto gerenciamento dos consumidores, direcionando-os a partir de suas próprias demandas, que podem ser segmentadas pela própria IA, sem que se faça necessária a intervenção humana. Isso é particularmente importante quando pensamos em um contexto de agilidade, no qual não há tempo a perder com falhas que possam vir a ocorrer.

No processo conduzido por humanos, estamos sujeitos a equívocos por falta de atenção – o qual é um dos efeitos colaterais de ter seres humanos fazendo trabalhos automáticos. Já a IA consegue fazer este mesmo trabalho sem estas falhas, justamente por ser uma máquina e nunca se cansar de um trabalho repetitivo.

4.   Humanização do contato

A IA processa e compreende frases ou palavras e as usa para simular um atendimento humano, atendendo as requisições dos clientes.

Recentemente, tornou-se possível utilizar recursos relacionados a valores mais abstratos, como as emoções. A análise de sentimentos, por exemplo, é um mecanismo facilitado pela Inteligência Artificial e que permite que a máquina proporcione um tratamento totalmente baseado nas emoções que uma pessoa escolhe evidenciar.

Isso permite que o contato seja percebido com um maior grau de humanização e que se assemelhe cada vez mais à interação humana.

Mais próximo da realidade do que você imagina

Como você viu, a IA traz inúmeras possibilidades para o cenário corporativo. Basta que você olhe para a sua operação e entenda como ela se aplica ao seu contexto. Nossas histórias de sucesso mostram o quanto a solução atende diferentes demandas.


Por exemplo: sabia que em 2022 o Ministério da Economia conseguiu trabalhar a meta de colocação de trabalhadores por meio do SINE (Sistema Nacional de Emprego) melhorando o perfilamento e criando um algoritmo mais assertivo para a colocação de pessoas? Uma espécie de match entre instituições que buscam profissionais, e a base de candidatos cadastrados. Você pode saber mais sobre esse projeto de sucesso conduzido pela Bizapp clicando aqui. Outras histórias globais, onde a IA Microsoft foi aplicada a desafios do cotidiano das organizações também podem ser conferidas aqui: História de sucesso AI Microsoft

Posts relacionados

Integrando Ferramentas

25

abr
Business Solutions

Integração de apps e sistemas: Por que isso é importante para sua empresa?

Utilizar várias ferramentas para fazer o nosso trabalho virou uma rotina em companhias de todos os lugares. Isso facilitou muito o nosso dia a dia. Quando falamos em Transformação Digital, é disso que estamos falando: aproveitar todas as facilidades que a tecnologia nos proporciona para trabalhar melhor e alcançar nossos melhores resultados de maneira mais fácil. No […]

KPIs CSAT e NPS

25

mar
Atendimento ao Cliente, Foco no cliente, Microsoft Customer Voice

Pesquisas CSAT e NPS: o que são e quando utilizar cada uma delas

Em um mercado competitivo e dinâmico, buscar entender os clientes e usuários para aprimorar experiências torna-se fundamental para a sobrevivência de um negócio. Isso acontece, principalmente, por estarmos em uma era de papel ativo do consumidor, com uma jornfraada cada vez mais híbrida e marcada pelo parecer de influenciadores e autoridades de áreas de conhecimento. Neste contexto,[…]