Integrando Ferramentas

Utilizar várias ferramentas para fazer o nosso trabalho virou uma rotina em companhias de todos os lugares. Isso facilitou muito o nosso dia a dia. Quando falamos em Transformação Digital, é disso que estamos falando: aproveitar todas as facilidades que a tecnologia nos proporciona para trabalhar melhor e alcançar nossos melhores resultados de maneira mais fácil.

No entanto, tanta tecnologia também trouxe alguns entraves: o fluxo de informações foi um deles. Com tantos sistemas sendo utilizados em um mesmo processo, muitas vezes sentimos falta de um mecanismo que unificasse todas essas informações. Essa foi uma demanda tão presente nos ambientes corporativos que foi facilmente trabalhada.

Assim, nasceu a integração de ferramentas.

Nós preparamos um post para que você possa entender o que é este conceito e quais são os benefícios de adotá-lo.

Integração de ferramentas: saiba tudo sobre o assunto

A integração de ferramentas é um importante recurso tecnológico, já que possibilitou melhorias na rotina corporativa de muitas companhias. Descubra o que é exatamente essa integração e como ela beneficia na prática empresas ao redor do mundo a partir de agora.

Em 1º lugar, o que é integração de ferramentas?

A maioria das empresas utiliza hoje inúmeras ferramentas para gerenciar atividades. Essas ferramentas podem ser ERPs, CRMs, LRMs, automação de Marketing, páginas de cadastro, portais, etc. Em alguns casos, como em setores de vendas, por exemplo, é importante que os registros feitos em uma ferramenta possam ser enviados para outras que apoiam nas próximas etapas subsequentes.

Por exemplo: você tem uma empresa que criou e comercializa um software de gestão de relacionamento com o cliente, um CRM. É importante que esta ferramenta tenha integração com o software de automação de Marketing, que faz gestão dos leads gerados pelos esforços de prospecção do Marketing. Se essa integração existir, as oportunidades geradas e registradas no software de Marketing serão automaticamente enviadas aos vendedores para serem trabalhadas. Marketing e Vendas trabalhando  no mesmo dado, entregando uma experiência de comunicação alinhada com seu cliente.

Para isso, é fundamental que haja a integração entre as ferramentas. Em alguns casos, essa integração pode ser nativa, quando a ferramenta já é desenvolvida com este fim. Nos outros casos, é possível fazer via API, que é Application Programming Interfaces. Em português, Interface de Programação de Aplicativos.

O que é API?

São recursos utilizados pelos desenvolvedores de aplicações. Eles funcionam como elos entre softwares e outras ferramentas. Desta forma, eles permitem a comunicação entre diversos elementos e facilitam o fluxo de informações.

Quais são as vantagens de integrar ferramentas?

Há inúmeros benefícios que uma companhia pode obter ao contar com ferramentas integradas. A otimização do tempo e a melhoria de comunicação entre os times são as principais. Veja todas elas abaixo:

Incrementar a colaboração

A colaboração é uma soft skill muito valorizada hoje no mercado de trabalho. É muito importante que as pessoas saibam trabalhar com os demais membros do time e construir em conjunto para o alcance de metas. No entanto, também é muito importante que a empresa forneça ferramentas que apoiem a colaboração. Desta forma, lançar mão de recursos que possam ser integrados a outras ferramentas trará muitos ganhos em resultados para a companhia.

Aprimora a comunicação interna

Os processos de passagem de bastão entre um setor e outro costumam trazer consigo muitos gargalos. Leva-se muito tempo até que eles estejam rodando de maneira fluída, além de demandarem um monitoramento constante. Ao integrar ferramentas, você facilita esse fluxo de dados e, consequentemente, melhora a troca de informações. A comunicação interna melhora muito, acabando com as falhas que tanto atrapalham a agilidade de processos intersetoriais.

Melhora a produtividade

Uma vez que você tem um fluxo automático de informações entre as soluções, você economiza o tempo que os colaboradores usariam para esta tarefa. Isso faz com que eles consigam focar em atividades mais estratégicas e não gastem tempo de trabalho com atividades automáticas como a passagem de informações, melhorando a produtividade e direcionando seus esforços para atividades realmente significativas.

Redução de custos

Qualquer solução que ajude a otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores é uma aliada na redução de custos, tanto por melhorar o aproveitamento da jornada de trabalho quanto por evitar falhas humanas em processos automáticos, evitar falhas de comunicação em atividades intersetoriais e acabar com o retrabalho. Por tudo isso, a integração de ferramentas é uma grande aliada na redução de custos operacionais.

Como contar com integração de ferramentas na sua empresa?

Se você utiliza ferramentas de gestão e o trabalho dos setores de sua empresa é interdependente, provavelmente a integração de ferramentas já é uma demanda de sua empresa. Se este for o seu caso, saiba que há vários players no mercado que já disponibilizam opções de ferramentas com integração nativa ou por API. Independente do software que você utilize, é bastante provável que ele tenha integração com soluções complementares dentro de um processo.

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