Mesmo com todos os avanços tecnológicos de hoje, muitas organizações lidam constantemente com o risco de perder dados e informações valiosas se alguém importante deixar o escritório, uma vez que muitos desses dados e informações estão armazenadas em e-mails e planilhas de pessoas isoladamente.

Ainda que não tenhamos um programa de atendimento a clientes formal, se houver uma uniformização dos dados e disseminação das informações de relacionamento para todos os sócios, todos na organização podem trabalhar em conjunto para construir melhores relacionamentos e encantar os clientes.

Os escritórios jurídicos que apostam e investem em tecnologia são destaque no mercado do direito, mesmo em períodos de crise. Tudo isso se dá pela mobilidade, acessibilidade e segurança que alcançam por meio do apoio de soluções como o CRM (Customer Relationship Management).

Trata-se de um processo integral que volta os olhares para o cliente como forma de estabelecer uma relação mais duradoura com eles. E isso envolve tanto os novos (e potenciais) clientes quanto também os antigos.

Um CRM para advogados estrutura uma base consistente de informações de clientes, pois integra todos os sistemas e atividades dos sócios, formaliza os processos que hoje são gerenciados por e-mail e cria histórico e controle para cada ação. O acompanhamento das informações pode ser feito por meio de dashboards dinâmicos, filtrados por times e práticas.

A solução CRM concentra-se em melhorar a produtividade ao maximizar a capacidade do escritório para:

  • Enxergar, de forma abrangente, quem são os clientes e identificar possíveis oportunidades de negócios;
  • Oferecer insights para a criação de estratégias que possam se diferenciar da concorrência;
  • Mapear e entender o comportamento dos clientes diante das ações do escritório;
  • Previsibilidade de receita e mensuração de resultados por área de atuação;
  • Importante fonte de recursos para a área de relacionamento com clientes e organização de eventos.

Tenha em mente que a forma como seu escritório conduz o relacionamento com o cliente pode ser definitiva para a continuidade ou o rompimento do contrato. Exatamente por isso, a excelência no trato com as pessoas deve ser praticada dentro e fora do escritório. Além de contribuir para uma boa reputação profissional, o bom atendimento diz muito sobre a qualidade dos seus serviços jurídicos, ajuda a fidelizar clientes e a atrair indicações.

Vale lembrar que ser bem recomendado no mercado e ser indicado por clientes satisfeitos ainda é a melhor estratégia de marketing que existe. Por isso, não economize na aquisição de soluções que possibilite melhorar o relacionamento com seu cliente, caprichando na atenção dedicada a ele e antecipando a resolução de suas necessidades. Afinal, cada um deles pode ser um grande prospector de novos e potenciais clientes. No fim, isso ajudará a trazer mais lucros e rendimentos para o seu escritório.

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