Dynamics 365 Field Service: como a Inteligência Artificial (IA) pode transformar o modelo de atendimento em proativo e preditivo

Por Maíra Brandão

Rotas mal planejadas, atrasos nos atendimentos, escalonar a equipe incorreta para executar determinado serviço, demora na reposição de estoque, falha na comunicação… Esses são alguns dos desafios enfrentados diariamente por empresas que trabalham com field service, que afetam diretamente a eficiência no atendimento ao cliente.

Se sua equipe de atendimento lida com esses problemas no cotidiano, você precisa conhecer o Dynamics 365 Field Service, um aplicativo de negócios da Microsoft que pode solucionar todos esses desafios, otimizando seu processo e agregando diversas soluções para aprimorar a execução dos serviços.

Esse módulo do Dynamics 365 permite aos gestores gerenciar ordens de serviço e agendas de compromissos, ter total acesso ao check-in, ao check-out e a todo o material usado no serviço de campo, acessar dados e mapas de clientes e capturar fotos, vídeos e anotações de voz com o aplicativo móvel.

Créditos: Microsoft (https://dynamics.microsoft.com/en-us/field-service/capabilities/?accordion=fs-capabilities-accordion&panel=p2&tab=1)

E se a meta atual da sua equipe é deixar de operar no modelo, break-fix, respondendo à falha do dispositivo depois que o cliente relata um problema, os recursos de inteligência artificial (IA) do D365 Field Service possibilitam uma evolução rápida para o modelo proativo e preditivo, para que sua equipe possa solucionar os problemas antes mesmo que os clientes notem a existência deles.

Os sistemas inteligentes e preditivos acionados por IA podem automatizar tarefas manuais demoradas, como coleta de dados, diagnóstico de problemas e identificação das melhores soluções para resolvê-los.  Resumindo, o Dynamics Field Service está fornecendo às organizações a capacidade de otimizar todas as facetas da entrega de serviços de campo.

3 maneiras pelas quais a IA pode transformar suas operações de serviço de campo

  1. Otimize o gerenciamento de recursos

O gerenciamento eficaz de recursos, como produtos do estoque e tempo do técnico, está no centro do desafio para qualquer organização de serviço de campo, criando uma vantagem competitiva poderosa quando bem executada. Graças ao sistema inteligente do Dynamics 365 Field Service, as demandas são otimizadas usando vários fatores, como a experiência de um técnico em lidar com a falha específica, o técnico preferido do cliente ou a proximidade do local.

O gerenciamento de estoque em tempo real garante que a peça de reposição esteja disponível na data programada e que o técnico tenha acesso às ferramentas necessárias para concluir o reparo. O sistema pode identificar as melhores peças para substituição, onde devem ser adquiridas, e fornecer previsões de lead time mais precisas para a organização.

  1. Capacite os técnicos de atendimento

Para ser o mais eficaz e evitar visitas de retorno, os técnicos devem ter acesso completo, e em tempo real, às informações e orientação de que precisam. O aplicativo móvel do Microsoft Dynamics Field Service capacita o técnico, utilizando dados de análises preditivas para fazer recomendações just-in-time. E o técnico pode obter assistência de um agente mais experiente por meio de videochamada, se o problema estiver além de suas habilidades atuais. Ferramentas de realidade mista, como HoloLens, podem criar renderizações 3D sobrepostas, destacando peças ausentes ou quebradas e permitindo que o técnico visualize os dados de desempenho.

  1. Solucione problemas remotamente

A IA do Dynamics 365 permite autocorreção remota e previsão preditiva, monitoramento e análise de dispositivos conectados em busca de problemas potenciais. Caso um seja identificado, o sistema pode tentar resolvê-lo remotamente, por meio de processos de autocorreção. Usando dados históricos do dispositivo e análises preditivas, o sistema pode fazer uma recomendação para agendar uma visita do técnico ao local para evitar problemas futuros, notificando o cliente sobre a ordem de serviço. O cliente poderia então rastrear a chegada do técnico ao compromisso em tempo real.

Saiba mais sobre o Microsoft Dynamics 365 Field Service e como ele pode transformar sua organização de serviço. Fale com nossos especialistas através do e-mail contato@bizapp.com.br.

 

 

 

 

 

Fonte: https://dynamics.microsoft.com/en-us/field-service/capabilities/?accordion=fs-capabilities-accordion&panel=p2&tab=1

https://cloudblogs.microsoft.com/dynamics365/bdm/2020/02/05/using-ai-to-build-a-modern-field-service-organization/

 

 

 

 

 

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Platform

24

nov
Business Solutions

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito!  Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e[…]