Como utilizar o Agente Virtual do Dynamics 365 para aprimorar o atendimento ao cliente?

Por Allan Moura

O Dynamics 365 tem à sua disposição um agente virtual para atendimento ao cliente, um chatbot construído através do Microsoft Bot Framework. A tecnologia aumenta o poderio dos times de atendimento ao cliente através da criação fácil e ágil de bots potentes, utilizando uma interface gráfica guiada e sem códigos. 

Com soluções Microsoft como o Power Automate, é possível também conectar os sistemas back-end de sua empresa através de centenas de conectores. Esses conectores podem ser utilizados na criação de fluxos customizados para os seus sistemas, estendendo a capacidade do agente virtual, sendo também usados para automatizar fluxos de tralho internos.  

Há ainda três dashboards que disponibilizarão informações a respeito da performance dos bots, da satisfação dos clientes e das taxas de engajamento. 

Siga os passos abaixo para começar a se aventurar na criação de bots. 

 

Criando o seu Bot

  • Faça seu login em https://powerva.microsoft.com 
  • Nomeie seu bot, escolha o ambiente a ser utilizado e o idioma do ambiente.
  • Clique em “Criar“.

  • Com isso, seu bot já está pronto para ser utilizado.

 

 

Configurando seu Bot para uso

  • Crie uma nova saudação ou utilize um dos templates existentes.

 

  • Na guia “Tópicos“, é possível ver uma lista de tópicos existentes:

 

  • Selecione algum deles e clique em “Editar“.

  • Edite as frases de gatilho que preferir e, em seguida, defina ações que o bot deve seguir.

  • Não esqueça testar seu bot antes de publicar no seu site.

 

  • Publique o seu bot na guia “Publicar“.

 

  • Na guia “Gerenciar“, em “Canais“, é possível publicar seu chatbot em um site de demonstração para que sua equipe possa testá-lo.

 

  • Sua equipe poderá acessar o site de demonstração pelo link que será disponibilizado.

 

  • Na guia “Análise“, é possível verificar dados das interações de seus clientes e da satisfação deles em relação ao seu atendimento.

 

Depois de concluir esses passos, você dará início à sua jornada no uso dos agentes virtuais da Microsoft para aprimorar o atendimento ao cliente de sua empresa. Mas não se esqueça de cinco práticas importantes ao criar seu chatbot:

  • Esteja preparado para consultas inesperadas. Tenha certeza de que todas as perguntas terão um caminho lógico possível.
  • Mantenha o conhecimento do bot atualizado. Mantenha-se atento a novas conversas que possam surgir.
  • Não crie respostas de mais de 4 linhas. Respostas longas podem ser um problema.
  • Identifique os cenários de caso de uso.
  • Por último, mas não menos importante, conheça MUITO BEM o seu público.

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