Como gerar relatórios gerenciais customizados no Dynamics 365

Por Allan Moura

Relatórios auxiliam negócios de diferentes domínios a progredirem.

Ter uma ampla visão de suas vendas, marketing e atividades de atendimento ao consumidor permite com que as empresas visualizem oportunidades de aprimorar a pipeline de vendas, escolher as melhores estratégias para conseguir clientes potenciais e incrementar a eficiência de seu atendimento ao cliente.

O Dynamics 365 possui alguns modos de relatório padrão como as buscas avançadas e gráficos, mas há a possibilidade de utilizar relatórios customizados como:

  • Relatórios em FetchXML
  • Relatórios baseados em SQL
  • Relatórios do Power BI

Relatórios baseados em FetchXML

Esses relatórios utilizam consultas de FetchXML que fazem parte do Customer Engagement ao invés de exibições filtradas para buscar dados para os relatórios.

Relatórios criados utilizando o Report Wizard são relatórios baseados em Fetch. Eles funcionam bem para relatar cenários avançados, como refletir dois tipos de registros do CRM em um único relatório, como mostrar todas as contas sem as oportunidades ou as contas em que os contatos seguem um padrão especifico. No entanto esses relatórios ainda possuem algumas limitações como:

  • O numero máximo de registros em uma consulta é de 5000 registros.
  • O numero máximo de regras de duplicidade em uma entidade são 5 regras.
  • Os relatórios não podem utilizar recursos de outros lugares sem ser do Dynamics 365(como bancos de dados externos por exemplo).
  • Os relatórios não podem ser agendados.

Relatórios baseados em SQL

Esse relatórios usam consultas em SQL e exibições filtradas para buscar dados para o relatório. Exibições filtradas restringem os dados que estão disponíveis baseados na função do usuário que está vendo o relatório. Todos os relatórios padrões inclusos com o Customer Engagements são baseados em SQL.

Os relatórios baseados em SQL possuem maior capacitação ao apresentar os dados, podendo atender a necessidades de negócio mais complexas. Por exemplo um relatório baseado em SQL pode mostrar uma oportunidade com citações e o detalhamento de produtos relacionados a ela. No entanto os relatórios em SQL não estão disponíveis para soluções online do Dynamics 365 CRM.

Relatórios do Power BI

O Power BI é uma solução da Microsoft para negócios que pode ser integrado online e on-premises com o Dynamics 365. As principais vantagens dos relatórios do Power BI é a vasta capacidade de visualização de dados e integração com dados externos. Assim como no Dynamics os dados no Power Bi podem ser visualizados de diversas formas, gráficos, tabelas e etc.

O Power BI ainda disponibiliza a informação do Dynamics em conjunto com os dados de fontes externas em um único relatório, permitindo a sua empresa de ter uma visão agregada dos negócios e consequentemente tomar melhores decisões de negócio.

 

 

 

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