Por Andreia Martin

 

A busca por um bom atendimento aos seus clientes pode ser um grande diferencial de uma empresa. Para isso, é preciso um constante aprimoramento tecnológico de estratégias de negócio. Segundo a pesquisa “STATE OF GLOBAL CUSTOMER SERVICE REPORT” realizada pela Microsoft em 2017, 96% dos entrevistados afirmam que o atendimento ao cliente é importante em sua escolha de fidelidade a uma marca. No Brasil, 90% dos entrevistados também concordam com isso. A pesquisa entrevistou 5000 pessoas de diversos países como Brasil, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Ainda nessa pesquisa, os entrevistados foram questionados se quando contatassem uma marca ou organização para atendimento ao cliente, eles esperavam que o representante soubesse suas informações de contato e o histórico de produtos e serviços contratados. No Brasil, 95% responderam que sim.

Estes dados apenas reforçam que um bom serviço de atendimento ao cliente faz toda diferença.

Acompanhando a evolução tecnológica, a Inteligência Artificial pode ser uma excelente aposta para aprimorar seu sistema de atendimento ao cliente. Mas, o que é a IA e como ela pode ajudar nessa missão?

Inteligência Artificial (IA), segundo o dicionário online é o “ramo de pesquisa da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver tecnologias que simulem a inteligência humana, como raciocínio, aprendizagem, linguagem, inferência e criatividade”. No ramo de atendimento ao cliente, uma IA pode agilizar o processo de atendimento através de assistentes virtuais ou chatbot. Essas tecnologias interagem com o cliente via chat, estando preparado para responder às principais dúvidas do cliente e, dessa forma, permitindo que um atendente físico seja contatado apenas em casos específicos, tornando todo o processo bem mais ágil e melhorando a experiência do cliente.

A Microsoft oferece uma série de ferramentas que podem ser utilizadas nessa missão de aumentar e eficiência e a qualidade do seu sistema de atendimento ao cliente, incluindo alguns dados de insights para ajudar nos relatórios de desempenho.

O Dynamics 365 Customer Field service, por exemplo, possui um aplicativo móvel que pode ser usado por técnicos para executar o trabalho no local e permite que o profissional tenha as informações exatas de que precisa para executar o trabalho, como instruções passo a passo e uma visão de 360 graus do cliente que está atendendo, incluindo as preferências do cliente e o histórico de serviço. O aplicativo móvel, oferece ainda a funcionalidade de pesquisa de conhecimento, bots que fornecem assistência em campo e ainda oferece a possibilidade de integração com o Dynamics 365 Remote Assist para fornecer colaboração em tempo real com especialistas no assunto.

Em resumo, com o Dynamics 365 Field Service você pode usar a inteligência integrada para resolver problemas de serviço antes que eles ocorram, reduzir custos operacionais e ainda garantir experiências positivas no local, além de combinar a Internet das Coisas (IoT), realidade mista e recursos de automação inteligente para ajudar a automatizar correções remotas e solução de problemas.

Por fim, podemos concluir que a Inteligência Artificial, quando bem utilizada, pode ser uma poderosa arma para aumentar a qualidade de serviços de atendimento ao cliente, aumentando assim a experiência e satisfação do usuário com sua empresa. Com os recursos certos, você pode proporcionar um excelente e rápido atendimento tanto remotamente quanto em campo e ainda obter insights que te ajudem a entender a situação atual dos serviços e, dessa forma, poder focar exatamente os pontos que precisam ser melhorados.

Se precisar de ajuda para entender mais sobre como a IA pode auxiliar seus processos de atendimento ao cliente ou como você pode implementá-la em sua empresa, saiba que a Bizapp conta com especialistas que podem oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe através do e-mail contato@bizapp.com.br.

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