Como a Inteligência Artificial torna o atendimento de campo mais eficiente

Por Andreia Martin

 

A busca por um bom atendimento aos seus clientes pode ser um grande diferencial de uma empresa. Para isso, é preciso um constante aprimoramento tecnológico de estratégias de negócio. Segundo a pesquisa “STATE OF GLOBAL CUSTOMER SERVICE REPORT” realizada pela Microsoft em 2017, 96% dos entrevistados afirmam que o atendimento ao cliente é importante em sua escolha de fidelidade a uma marca. No Brasil, 90% dos entrevistados também concordam com isso. A pesquisa entrevistou 5000 pessoas de diversos países como Brasil, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Ainda nessa pesquisa, os entrevistados foram questionados se quando contatassem uma marca ou organização para atendimento ao cliente, eles esperavam que o representante soubesse suas informações de contato e o histórico de produtos e serviços contratados. No Brasil, 95% responderam que sim.

Estes dados apenas reforçam que um bom serviço de atendimento ao cliente faz toda diferença.

Acompanhando a evolução tecnológica, a Inteligência Artificial pode ser uma excelente aposta para aprimorar seu sistema de atendimento ao cliente. Mas, o que é a IA e como ela pode ajudar nessa missão?

Inteligência Artificial (IA), segundo o dicionário online é o “ramo de pesquisa da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver tecnologias que simulem a inteligência humana, como raciocínio, aprendizagem, linguagem, inferência e criatividade”. No ramo de atendimento ao cliente, uma IA pode agilizar o processo de atendimento através de assistentes virtuais ou chatbot. Essas tecnologias interagem com o cliente via chat, estando preparado para responder às principais dúvidas do cliente e, dessa forma, permitindo que um atendente físico seja contatado apenas em casos específicos, tornando todo o processo bem mais ágil e melhorando a experiência do cliente.

A Microsoft oferece uma série de ferramentas que podem ser utilizadas nessa missão de aumentar e eficiência e a qualidade do seu sistema de atendimento ao cliente, incluindo alguns dados de insights para ajudar nos relatórios de desempenho.

O Dynamics 365 Customer Field service, por exemplo, possui um aplicativo móvel que pode ser usado por técnicos para executar o trabalho no local e permite que o profissional tenha as informações exatas de que precisa para executar o trabalho, como instruções passo a passo e uma visão de 360 graus do cliente que está atendendo, incluindo as preferências do cliente e o histórico de serviço. O aplicativo móvel, oferece ainda a funcionalidade de pesquisa de conhecimento, bots que fornecem assistência em campo e ainda oferece a possibilidade de integração com o Dynamics 365 Remote Assist para fornecer colaboração em tempo real com especialistas no assunto.

Em resumo, com o Dynamics 365 Field Service você pode usar a inteligência integrada para resolver problemas de serviço antes que eles ocorram, reduzir custos operacionais e ainda garantir experiências positivas no local, além de combinar a Internet das Coisas (IoT), realidade mista e recursos de automação inteligente para ajudar a automatizar correções remotas e solução de problemas.

Por fim, podemos concluir que a Inteligência Artificial, quando bem utilizada, pode ser uma poderosa arma para aumentar a qualidade de serviços de atendimento ao cliente, aumentando assim a experiência e satisfação do usuário com sua empresa. Com os recursos certos, você pode proporcionar um excelente e rápido atendimento tanto remotamente quanto em campo e ainda obter insights que te ajudem a entender a situação atual dos serviços e, dessa forma, poder focar exatamente os pontos que precisam ser melhorados.

Se precisar de ajuda para entender mais sobre como a IA pode auxiliar seus processos de atendimento ao cliente ou como você pode implementá-la em sua empresa, saiba que a Bizapp conta com especialistas que podem oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe através do e-mail contato@bizapp.com.br.

Posts relacionados

04

maio
Tecnologia em foco

Como criar um painel interativo no Microsoft Dynamics 365

Por Jimmy Passeti Os painéis de experiência interativa simplificam a visualização das informações do CRM. Eles são totalmente configuráveis, baseados em direitos de acesso e fornecem informações dos dados do Dynamics 365 em vários fluxos em tempo real. Os usuários de painel interativo não precisam navegar pelo aplicativo para procurar um registro específico, eles podem agir diretamente […]

30

abr
Business Solutions, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Marketing

Muito além da prospecção: integrar o LinkedIn ao CRM empodera o network de seus vendedores

O LinkedIn, maior rede social de identidade profissional e negócios do mundo, completa 18 anos neste mês de maio. No auge de sua “maioridade”, a rede já conta com mais de com 675 milhões de usuários, sendo 43 milhões só aqui no Brasil. O LinkedIn instalou seu escritório em território brasileiro em 2011, quando tinha 6 milhões[…]