Aprenda a configurar modelos de pontuação de leads no Dynamics 365 Marketing

Por Maíra Brandão

 

O Microsoft Dynamics 365 Marketing permite aos usuários configurar e atribuir modelos de pontuação de clientes potenciais para atender às necessidades, prioridades e processos de negócios precisos de cada organização. As interações com pontuação incluem, por exemplo, abrir um e-mail, enviar um formulário em uma landing page, visitar um site ou participar de um evento.

A pontuação de leads é um método para determinar a qualidade relativa de um cliente em potencial em comparação com outro, ajudando a identificar leads prontos para interagir com as vendas, aqueles que precisam de mais atenção e os que não são adequados para sua empresa.

Por exemplo, digamos que você tenha dois leads – Lead A e Lead B – em seu pipeline. O modelo de pontuação de lead aplica uma pontuação de 80 para o Lead A e 50 para o Lead B. Observando a pontuação, você pode prever que o Lead A tem mais chances de se converter em uma oportunidade e criará estratégias mais assertivas para envolvê-lo. Além disso, você pode analisar mais a fundo os motivos que fazem a pontuação do Lead B ser tão baixa, decidindo se deve melhorar essa pontuação.

 

Configure opções de pontuação de cliente potencial 

Para pontuar e classificar os leads automaticamente, precisamos definir e configurar o modelo de pontuação de leads.

  1. Acesse “Configurações”, clique em Configurações avançadase selecione “Pontuação de cliente potencial”:

  1. Se nenhum registro for mostrado aqui, selecione “Criar” na barra de comandos para criar um. Uma página de configuração será exibida, conforme imagem abaixo:

  1. Faça as seguintes configurações:
  • Nome: insira um nome para o registro de configurações do cliente potencial que seja fácil de identificá-lo ao ser apresentado na exibição de lista.
  • Automaticamente pronto para vendas: Defina como “Sim” para permitir que o sistema marque e promova automaticamente os clientes potenciais para o estágio “Aceitação das vendas” quando atingem uma pontuação pronta para vendas. Caso queira desabilitar esse recurso, escolha a opção “Não”.
  • Qualificação automatizada para marketing: Defina como “Sim” para permitir que o sistema promova automaticamente os clientes potenciais para o estágio “Qualificação de marketing automatizada” assim que receberem qualquer pontuação gerada por um modelo de pontuação de lead. Para desabilitar esse recurso, escolha a opção “Não”.
  • Limpeza automática de pontuações de cliente potencial: esta opção controla o que acontece quando você interrompe um modelo de pontuação de leads que já está ativo e, portanto, pode já ter calculado algumas pontuações. Escolha a opção “Sim” se deseja excluir todas as pontuações calculadas pelo modelo de pontuação interrompido (elas serão recalculadas automaticamente se você ativar o modelo). Caso queira continuar a mostrar as pontuações para os modelos interrompidos, defina como “Não”. Vale ressaltar que essas pontuações desapareçam lentamente se o modelo permanecer inativo.
  1. Salve suas configurações.

 

Crie seu primeiro modelo de pontuação de leads 

  1. Para visualizar, editar e criar modelos de pontuação de leads, acesse “Marketing”, clique em “Gerenciamento de cliente potencial” e selecione “Modelos de pontuação”. Isso abre uma exibição de lista padrão, na qual você pode criar, excluir, pesquisar, classificar ou filtrar itens na lista.

  1. Selecione qualquer item na lista para abri-lo ou clique em “Criar” para configurar um novo:

  1. Na aba “Design” você define a lógica do modelo de pontuação arrastando os blocos da guia “Caixa de Ferramentas” para a tela, a fim de construir um ou mais pares de blocos de condições e ações. Cada par começa com um bloco de “Condição” que estabelece uma regra, como e-mail clicado, e termina com uma “Ação”, que define como a pontuação deve ser ajustada quando a condição for atendida. Seu modelo pode incluir qualquer número de pares:

  1. Abra a aba Resumo e insira um nome descritivo no campo “Nome”. Defina o “Destino” da entidade como “Conta” ou “Contato” para estabelecer o tipo de clientes potenciais que o modelo pontuará:
  • Os clientes potenciais baseados em contato são associados a um registro de contato e são pontuados com base em informações e interações relacionadas apenas a esse contato.
  • Os clientes potenciais baseados em conta são associados a um registro de conta. Eles são pontuados com base em informações da conta, além das informações e das interações relacionadas a cada contato que pertença à conta.

5. Salve suas configurações.

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Platform

24

nov
Business Solutions

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito!  Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e[…]