8 dicas essenciais para fazer uma landing page que converta leads em clientes

Por Maíra Brandão

 

Os consumidores apenas manterão contato com sua empresa se descobrirem que você pode ajudar a solucionar seu problema ou que você oferece um produto de que necessitam. Existe um tipo específico de página para apresentar suas ofertas, são as chamadas landing pages.

Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as landing pages são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

E não pense que fazer uma landing page é um bicho de sete cabeças, que precisa envolver designers, programadores e esperar dias até a página estar no ar. A realidade mudou e hoje já existem diversas ferramentas que ajudam você a criar landing pages profissionais com excelentes taxas de conversão.

Um exemplo disso é o Microsoft Dynamics 365 Marketing, que permite a criação fácil de páginas da web que podem servir como ponto de contato com o cliente para as suas inciativas de marketing. Sim, Microsoft, uma plataforma muito conhecida pelos apps de produtividade como Outlook e Excel, oferece uma infinidade de soluções que podem ser exploradas pelos times de marketing e relacionamento com clientes.

Se você busca entender as regras básicas da criação de landing pages que convertam leads em clientes, ficará feliz em ler essa versão simplificada das 8 principais dicas que você precisa colocar em prática.

 

  1. Conheça a sua persona

Quem a sua marca quer alcançar? Para quem a sua empresa produz conteúdo? Quem ela deseja educar, entreter e converter?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a adoção de uma buyer persona, que nada mais é do que um personagem semifictício que representa os clientes da empresa, criado com base em dados reais sobre esse público.

A criação de uma persona tem ajudado as empresas no planejamento de estratégias de landing pages mais certeiras, alinhadas ao perfil, aos interesses e à jornada dos clientes.

Priorize falar das dores e necessidades da sua persona, e não do seu produto ou serviço.

 

  1. Qualifique seus leads

A qualificação de leads é um processo extremamente importante para que sua empresa tenha uma atuação comercial mais assertiva e, acima de tudo, eficiente.

Para te ajudar a implementar um processo de filtragem na sua base, preparamos um passo a passo simples que vai te auxiliar a qualificar seus leads com sucesso:

  1. Todo lead que entra na base é direcionado imediatamente para o filtro de qualificação;
  2. Faça uma análise minuciosa das informações básicas do lead: segmento, perfil, capacidade de investimento, necessidades e problemas;
  3. Verifique se há aderência do seu produto ou serviço ao perfil e à necessidade do lead;
  4. Certifique-se de que o valor do seu produto ou serviço está dentro do budget do lead;
  5. Verifique se o contato é um tomador de decisão;
  6. Com base nas informações adquiridas, identifique se o lead está no momento de compra, entendendo se é uma aquisição imediata ou sem prazo definido.

Você também pode criar um critério de pontuação com três níveis, para facilitar sua qualificação. Faça a segmentação dos leads em três níveis distintos, sendo:

  • Nível 1 – Quente: extremamente favoráveis à decisão imediata;
  • Nível 2 – Morno: têm o perfil do cliente que você almeja, mas ainda há questões a serem resolvidas antes da decisão de compra;
  • Nível 3 – Frio: não tem previsão de aquisição.

Dessa forma, você vai saber exatamente qual mensagem e por qual meio deve ser transmitida, de modo que aproxime o lead do desfecho do negócio.

 

  1. Ofereça um prêmio atraente e relevante para seus inscritos

O que você planeja dar em troca dos dados pessoais de um possível cliente?

Você pode oferecer um download de recursos, e-Book, curso, relatório, ou a participação gratuita em um evento.

Se sua empresa vende produtos de alta qualidade, então uma versão de testes do seu produto vai funcionar bem.

O mais importante neste processo de escolha do prêmio a ser ofertado é garantir que público-alvo se sentirá eufórico em receber seu presente. Certifique-se que ele seja um recurso valioso e relevante para eles.

Caso você esteja se perguntando por que deve se preocupar em oferecer algo gratuito aos meus inscritos, a resposta é simples: as pessoas retribuem a bondade.

Logo, seus inscritos ficam mais propensos a comprar seus produtos, uma vez que já provaram algo GRATUITO. E esse é o objetivo: conseguir que os visitantes que entraram pela primeira vez voltem e criem um vínculo de fidelidade com sua marca.

 

  1. Use um título que engaje e uma CTA persuasiva

Estes dois elementos são determinantes para o sucesso ou fracasso de sua landing page.

Para se ter uma ideia da importância desses elementos, o simples ato de mudar o tamanho da fonte do seu título de 10 pontos para 13 pontos pode aumentar suas conversões em 133%. E adicionar 5 palavras relevantes para o seu botão CTA (Call to Action) pode aumentar o seu CTR em 213,16%.

Exatamente por isso, invista tempo necessário para elaborar títulos persuasivos que despertem atenção do prospect. Além disso, o seu botão de chamada para ação deve estar devidamente visível e trazer um texto que crie um senso de urgência no visitante.

 

  1. Crie urgência e escassez

O desejo de consumo faz parte da sociedade atual. Ter é muito importante, mesmo que não seja necessário.

Diante desse comportamento, a sensação de comprar algo limitado é ainda mais prazerosa. O marketing de escassez tem o objetivo de explorar justamente esse tipo de atitude, ou seja, a sensação de urgência para ter algo que pode se esgotar a qualquer momento.

Esse é um posicionamento de mercado que desperta o medo da perda da oportunidade e o senso de urgência no consumidor para, então, vender.

Quando bem aplicado, o marketing de escassez é uma estratégia definitivamente vantajosa e que rende muitos frutos às empresas que a adotam.

 

  1. Garanta que sua landing page funciona perfeitamente no mobile

Experiências ruins em dispositivos móveis podem afastar consumidores do seu negócio. 50% das pessoas declaram que, mesmo que gostassem de um negócio, eles o usariam com menos frequência se o site não fosse otimizado para celular.

Com isso em mente, é importante colocar em prática sua estratégia móvel. Certifique-se de que sua landing page é compatível com todos os dispositivos móveis e de que suas vendas e ofertas são personalizadas para este tipo de dispositivo.

 

  1. Mensure todo o processo

Todo o seu processo da captação do lead até o pós-venda precisa ser monitorado e mensurado.

Agora, se você tem dúvidas sobre quais métricas devem ser medidas, basta olhar para o seu funil de vendas. São essas as medições que trarão um panorama real do quanto a sua landing page tem convertido os seus leads em clientes.

Os modelos de funis de vendas podem variar, mas o mais comum para diversos negócios B2B e B2C é: Visitante > Lead > Cliente.

Sendo assim, basta medir mensalmente:

  • Número de visitantes únicos;
  • Número de Leads gerados;
  • Número de Clientes conquistados.

Uma ferramenta que pode te auxiliar muito nesse processo é o Clarity, uma solução da Microsoft de análise de comportamento do usuário, que ajuda a entender como os visitantes estão interagindo com o seu site por meio de recursos como replays de sessão e mapas de calor.

O Clarity é um serviço totalmente gratuito e possui integração com o Google Analitycs, que permite analisar o alcance do seu conteúdo.

Com os resultados obtidos, você consegue fazer ajustes que tornam o processo de conversão de leads em vendas mais rápido e facilitado.

 

  1. Invista no follow-up

Quanto mais atenção você der aos consumidores que já negociaram com você, mais chances de fechar novas vendas você terá.

O relacionamento contínuo e personalizado com seus clientes não apenas os aproxima de uma nova compra, mas, principalmente, serve de incentivo para que eles façam uma propaganda positiva da sua empresa.

Portanto, caprichar no follow-up ajuda tanto a fidelizar consumidores quanto a atrair novos, o que é uma consequência do seu aprendizado sobre como converter leads em vendas.

Se precisar de ajuda para dar sequência na criação de suas landing pages, saiba que a Bizapp conta com especialistas que podem oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe através do e-mail contato@bizapp.com.br.

 

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