Power Platform

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito! 

Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e soluções para agilizar diversas operações. 

Com o Power BI, o Power Apps e o Power Automate, usuários não técnicos podem criar aplicativos  de maneira simples ou modelagem e análise de dados através da característica low-code ou até mesmo nenhum código. 

Neste texto, conheça 3 exemplos reais da aplicabilidade desta tecnologia Microsoft em grandes empresas.  

Agência de seguros digital utiliza Power Platform para automatizar um processo de compra complexo 

A empresa americana Nsure.com, é uma plataforma digital de serviços de seguros, que permite aos consumidores comparar transparentemente as cotações de seguros residenciais e automotivos de mais de 50 seguradoras de primeira linha e adquirir uma apólice em minutos. O grande problema é que o seguro residencial é complexo – muito mais complexo do que o seguro automóvel. Existem muitos outros fatores que ditam as taxas e nenhum processo de subscrição padronizado. Desenvolver os algoritmos necessários para navegar nessa complexidade seria um desafio. Automatizar o processo de compra seria ainda mais difícil. Mas, gradualmente, uma experiência digital revolucionária começou a tomar forma.  

No decorrer do processo, um sistema de CRM – selecionado com base nas recomendações de outras pessoas da comunidade de startups – estava se mostrando difícil de personalizar. Além disso, muitas partes do procedimento de cotação e compra ainda exigiam muito processamento manual pelos agentes Nsure. Conforme o tráfego do site crescia, ficava cada vez mais difícil para os agentes gerenciarem a carga de trabalho. 

Para garantir que o site pudesse ser dimensionado para atender ao rápido crescimento, os fundadores começaram a procurar uma nova solução. Foi quando Jakub Skalbania, diretor de tecnologia interino da empresa, sugeriu um sistema de back-end totalmente novo. Para este projeto, recomendou Dynamics 365 e Microsoft Power Platform. Em seguida, mostrou à equipe  Nsure como poderiam automatizar muitos dos processos atuais usando aplicativos criados com o Power Platform, e ficaram impressionados com o nível de automação que pode ser alcançado. 

A mudança para a Power Platform proporcionou maior eficiência nas operações do Nsure. O Power Automate foi usado para otimizar centenas de tarefas anteriormente manuais, incluindo comunicações múltiplas e muitas vezes demoradas com os clientes para concluir uma compra. O Power Automate também está gerando novos serviços valiosos. Dois meses antes de uma apólice ser renovada, por exemplo, o sistema verifica automaticamente se uma tarifa melhor está disponível com outra operadora com base no perfil do cliente. Um e-mail e um SMS são então disparados no Dynamics 365 Marketing para confirmar se a política atual ainda é o melhor valor ou se o Nsure encontrou uma opção melhor. O cliente pode então fazer a troca online rapidamente. 

T-Mobile adota Microsoft Power Platform para desenvolvimento rápido e poderoso de baixo código 

Uma das maiores operadoras sem fio dos Estados Unidos, a T-Mobile sempre busca aprimorar seus processos de negócios e obter maior performance das operações. A operadora adotou com entusiasmo o desenvolvimento de baixo código com o Microsoft Power Platform, incluindo Power Apps, Power BI e Power Automate. Os funcionários de toda a empresa usam a Microsoft Power Platform para criar soluções que vão desde ferramentas de nicho para usos especializados até aplicativos de toda a empresa para lidar com o impacto do COVID-19. 

Com o desenvolvimento de baixo código usando Microsoft Power Platform, os funcionários da T-Mobile de diferentes origens – especialistas em ciência da computação a novatos em codificação – agora desenvolvem eles próprios soluções que ajudam a empresa em tudo, desde aprovações de promoção de dispositivos até gerenciamento de fechamento de loja em resposta ao COVID-19. 

A T-Mobile tem uma comunidade interna próspera da Microsoft Power Platform e está criando um T-Mobile Center of Excellence para promover o desenvolvimento de baixo código.  
  

Como a cidade de Ottawa, no Canadá, ajuda os funcionários a enfrentar a pandemia com o uso de Power Virtual Agents 

Em 2019, a cidade de Ottawa estava explorando o uso de chatbots para fornecer aos cidadãos um meio mais envolvente, eficiente e eficaz de entrar em contato com a cidade. Nessa época, a Microsoft fez uma demonstração privada de sua nova tecnologia de chatbot sem código, Power Virtual Agents, para o departamento de TI da cidade de Ottawa. Os desenvolvedores e integradores de automação de lá imediatamente gostaram da solução e começaram a criar uma prova de conceito para o uso dessa tecnologia de chatbot.  

A cidade de Ottawa tinha um bom domínio da tecnologia do chatbot, tendo aproveitado anteriormente o Microsoft Bot Maker e o QnA Maker para outros aplicativos do chatbot. Além disso, com o gateway de dados no local e conectores pré-construídos, os desenvolvedores poderiam facilmente integrar o chatbot à infraestrutura de tecnologia existente de Ottawa. A solução permitiu que os cidadãos relatassem problemas e abrissem multas de serviço para coisas como perigos na estrada ou coleta de lixo perdida. 

Com o início da pandemia, em março de 2019, quando COVID-19 causou bloqueios em todo o país, grandes interrupções e grande ansiedade em todo o Canadá. Como prestadora de serviços essenciais, a cidade de Ottawa teve que manter as operações com o mínimo de interrupções. Isso acelerou o amadurecimento da adoção da Microsoft Power Platform pela cidade instalando um gateway de dados local para conectar as fontes de dados locais da cidade de Ottawa com Dataverse e Power Virtual Agents, bem como a integração da pilha Power Platform com a linha existente da cidade.  

Casa de ferreiro, espeto é de ferro sim. 

Aqui na Bizapp também temos caso de aplicação real da Power Platform. Nós mesmos somos um grande caso de sucesso. Com a chegada da Power Platform, aplicativos de gestão interna saíram de vez do papel. Criamos apps para melhorar a experiência de nossos usuários internos em diversas atividades como, reembolso, comunicação interna, timesheet, treinamentos e etc.  

Em 2020 também no enfrentamento dos impactos e desafios do isolamento social da COVID-19, protagonizamos junto à Secretaria da Educação de São Paulo, a concepção do Bob, o Bot de atendimento virtual que tinha o objetivo de atender a rede de pais, instituições de ensino e alunos do Estado de São Paulo, em suas dúvidas que se acumulavam de maneira muito rápida e os canais de atendimento já não conseguiam mais cobrir todas as respostas. Então criamos o Bob, o agente virtual que ali mesmo no chat resolvia grande parte das dúvidas. A entrega deste recurso de atendimento em tempo recorde só foi possível graças a característica low-code da Power Platform e sua facilidade de personalização e integração nativa com o Microsoft Customer Service. 

Quer saber mais sobre a Power Platform? Sua empresa pode estar mais perto da automação digital do que imagina. Vem saber conosco como fazer isso utilizando as soluções Microsoft Business Applications 

Fontes:  

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1432427877109295124-nsure-power-apps

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1435340411391867976-t-mobile-telecommunications-power-platform

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1420166398092426080-city-of-ottawa-power-virutal-agents

Posts relacionados

Dynamics Sales

30

nov
Business Solutions, Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Dynamics 365 Sales

Pode apostar: Ter um sistema moderno e intuitivo melhora a performance do time vendas

Recurso Deal Manager, do hub de vendas do Dynamics 365 promete transformar de vez a experiência do usuário e se tornar o maior aliado do time na gestão do pipeline de vendas! Manter a equipe de vendas focada no desenvolvimento de oportunidades é primordial para garantir os resultados e obter boa performance de uma área comercial, e […]

Power Automate Microsoft

17

nov
RPA (Robotic Process Automation)

6 maneiras simples e ágeis de digitalizar tarefas e automatizar processos com o Microsoft Power Automate

Um grande número de organizações luta com tediosas tarefas manuais que consomem a agenda diária de uma determinada equipe, seja de operações de backoffice, seja da área de negócios. Já parou para pensar como seria magnífico se todas elas pudessem dar adeus ao trabalho manual tedioso?   Bom, essa barreira da produtividade está com seus dias contados. Aplicativos como[…]