Robotic Process Automation (RPA): a automação inteligente que permite acelerar processos repetitivos e aumentar a produtividade

Quem acompanha a indústria de tecnologia provavelmente tem escutado muito a siga RPA, um acrônimo para Robotic Process Automation (automação de processos robóticos, na tradução livre) e seu potencial para mudar a forma como trabalhamos.

O RPA é um mecanismo simples e extremamente funcional no contexto corporativo atual e futuro. É uma resposta tecnológica às ânsias das empresas por agilidade e eficiência operacional. Essa espécie de automação inteligente e seus aplicativos surgiram com o objetivo de agilizar fluxos de trabalho, automatizar tarefas que são padronizáveis e repetitivas e permitir que trabalhadores humanos se concentrem em trabalhos de alto valor.  

Não à toa, o RPA tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. De acordo com pesquisas realizadas pela HIS Research, por exemplo, a tecnologia RPA foi classificada como a categoria de software corporativo que mais cresceu em 2018 (algo como 100%) e continuou a crescer mais de dois dígitos em 2019 (aproximadamente 40%). Analistas e outras fontes indicam visões igualmente exuberantes sobre a adoção do RPA, à medida que as empresas buscam novas eficiências para permitir sua transformação digital e outras iniciativas. Para 2021, o crescimento mais modesto aponta para um crescimento de 35% neste mercado. 

Até 2024, as organizações vão poupar 30% dos custos operacionais atuais apenas com a adoção da automação e com o redesign de processos operacionais. São dados da Gartner, uma das principais consultorias de tendências tecnológicas e de mercado do mundo. 

Quais os diferenciais do RPA em relação a outras formas de automação? 

A tecnologia é muito poderosa para ajudar a reduzir os erros humanos que costumam aparecer aqui e ali em qualquer operação manual. O RPA automatiza processos baseados em regras no back-office e no front-office, graças aos avanços recentes em inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), big data, tecnologias de reconhecimento de voz e redes neurais profundas. 

Uma das principais particularidades que o diferenciam de outros tipos de ferramentas de automação empresarial está em sua flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos tipos de processos. E o melhor: tudo de maneira automática e sem a necessidade de intervenção humana. Dessa forma, o software “robô” é capaz de resolver problemas sem que ocorra a interrupção das atividades. 

A tecnologia pode ajudar a reduzir custos, aumentar a precisão, melhorar a prestação de serviços, ajudar a manter a conformidade e as questões regulatórias, ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente. As empresas que usam RPA não precisam depender de um parceiro offshore ou terceirizado, garantindo 100% de precisão. 

 Concentrando os humanos nas atividades estratégicas 

Aproximadamente 10% a 20% das horas de trabalho humano são gastas em tarefas de computador enfadonhas e repetitivas, de acordo com Software Testing e Big Data Hadoop, marcando uma grande parte do tempo que é desperdiçado em processos que podem ser facilmente automatizados. Os pesquisadores da empresa estimam que os departamentos de TI também gastam 30% de seu tempo em tarefas básicas de baixo nível.  

As empresas estão perdendo cerca de 50% de todas as oportunidades de automação, em média, enquanto 13% dos trabalhadores consideram essas tarefas repetitivas uma perda de tempo. Além disso, 98% dos líderes de negócios de TI dizem que automatizar processos é essencial para gerar benefícios de negócios.  

As principais tarefas que podem ser automatizadas são: 

  • Documentação e gerenciamento de registros 
  • Gestão de reclamações, reservas e faturas 
  • Cobrança de clientes 
  • Processamento de pedidos 
  • Envio de notificações
  • Atualização de perfis de clientes e funcionários
  • Encerramento de contas fraudulentas
  • Geração de relatórios de conformidade
  • Operar aplicações
  • Fazer cálculos complexos
  • Gerenciar banco de talentos do RH
  • Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa
  • Monitorar tarefas automatizadas 

 O Futuro do RPA 

Os pesquisadores do Hadoop estimam que a economia potencial que as empresas terão com o RPA até 2025 está entre US$ 5 trilhões e US$ 7 trilhões. A empresa também prevê que os softwares RPA serão capazes de realizar tarefas equivalentes à produção de 140 milhões de FTEs até o mesmo ano. Já a Forrester acredita que a indústria de RPA valerá em torno de US $ 2,9 bilhões em 2021. 

Até 2024, as organizações vão poupar 30% dos custos operacionais atuais apenas com a adoção da automação e com o redesign de processos operacionais. São dados da Gartner, uma das principais consultorias de tendências tecnológicas e de mercado do mundo. 

Com certeza, RPA é uma aplicação que qualquer empresa deve possuir para se posicionar à frente da concorrência. Saiba que a Microsoft oferece um conjunto de produtos de automação inteligente para ajudá-lo a aumentar a escala de suas operações e reduzir os custos indiretos. Hoje, mais de 350 mil organizações usam o Microsoft Power Automate todos os meses para melhorar sua produtividade com recursos avançados, como entendimento de dados baseados em IA através do AI Builder e integração com aplicativos e bancos de dados através de 315 conectores API integrados. 

A abrangente plataforma Microsoft Power Automate representa a próxima geração de RPA e é acessível a todos em uma organização, incluindo codificadores e não codificadores, por meio de um ambiente de desenvolvimento de baixo código. Nossa empresa já tem ótimos e bem sucedidos exemplos da aplicação da tecnologia em grandes organizações, são projetos que realmente transformam as operações e garantem eficiência operacional. Entre em contato conosco para entender mais sobre as soluções RPA Microsoft contato@bizapp.com.br 

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