5 maneiras de usar o e-mail marketing para fortalecer o relacionamento com seu cliente

Por Maíra Brandão

Você já se perguntou o que é essencial para manter um bom relacionamento? Ser ouvido, sentir que a sua opinião importa e ter alguém que realmente se preocupe com o que você precisa são alguns dos fatores primordiais. E as marcas que se propõem a fazer esse trabalho com os seus clientes estão aplicando na prática os princípios do Marketing de Relacionamento.

Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. Uma das ferramentas mais poderosas no Marketing de Relacionamento é o E-mail Marketing. Isso porque ele é altamente personalizável e você pode utilizá-lo para diversas ações.

Neste texto, apresentamos 5 dicas de como usar o e-mail marketing para fortalecer o relacionamento com seu cliente. Confira!

1 – Defina o que você deseja obter com a construção desse relacionamento 

Parece óbvio, mas é isso: para construir relacionamento com o cliente, é preciso, antes de tudo, definir um objetivo e, claro, alinhar a sua comunicação por e-mail de acordo como que se deseja alcançar. 

Saiba qual é a sua meta e, então, direcione os seus esforços e insights para alcançá-la.  

2 – Utilize o e-mail para contar a história do seu negócio 

Utilizando técnicas de storytelling é possível criar um vínculo emocional entre a marca e o público, com o objetivo de criar conexões com clientes em potencial, colocando-os como protagonistas da história contada. 

O objetivo é despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes. Assim, elas serão capazes de reter a atenção do público-alvo e impactá-lo positivamente. Dessa forma, ele ficará mais inclinado a adquirir a sua solução.  

3 – Ofereça vantagens para estreitar o relacionamento com o cliente 

Aproveite o e-mail para entregar ofertas antecipadas ou exclusivas ao público-alvo, bem como descontos nas compras feitas em determinados períodos. Estratégias como essas ajudam a conquistar e fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas, já que essa forma de comunicação é um diferencial diante da concorrência.  

Se nos permite um conselho, ofereça esse tipo de vantagem e exclusividade somente para os clientes ativos na base. Para saber se um cliente está ou não ativo, basta analisar o histórico de envio de e-mails dos três meses mais recentes e os analíticos de interação: se um cliente abriu, pelo menos, um e-mail nesse período, significa que ele está ativo.   

4 – Apresente outros meios de atendimento no rodapé do e-mail 

Para construir um relacionamento sólido com sua audiência, além de apresentar seus produtos ou serviços e de entregar suas ofertas e promoções, é preciso pensar em como tirar dúvidas, resolver problemas e ouvir a opinião do público. Por isso, recomendamos que você apresente ao seu público em quais canais de comunicação essas informações estão disponíveis. Entre esses outros canais, podemos citar:  

  • Redes sociais 
  • Página de FAQs ou BOT via chat 
  • SAC por telefone 

O melhor lugar para expor esses canais é ao fim da peça de e-mail marketing, no rodapé, pois essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor. 

5 – Use um sistema CRM para manter um histórico de interações com o cliente  

Amparado por sistemas de vendas e CRM, é possível retomar uma conversa do ponto em que ela parou, mesmo que muito tempo depois. Além disso, esses sistemas permitem personalizar alertas que avisam os vendedores sobre as datas de seus compromissos, evitando falhas de follow-up.

Dispondo de todo o histórico de relacionamento com o cliente e demais informações disponíveis, será muito mais fácil entender suas necessidades e oferecer a oferta certa, para o cliente certo e na hora certa.

 

 

 

 

 

Posts relacionados

06

jan
Foco no cliente, Microsoft Dynamics 365 Sales

CRM: o desafio em fazer a equipe de vendas se apaixonar por essa ferramenta!

Um tema muito comum e que as empresas sempre compartilham conosco, é o desafio em convencer e engajar os times comerciais a utilizar um aplicativo, uma plataforma para manter os dados de vendas atualizados e enriquecidos. Por mais que estejamos na era digital e que o valor de um CRM já esteja mais do que comprovado, as […]

10

dez
Microsoft Dynamics 365 Marketing

Fidelize com Dynamics 365 a partir dessas 5 dicas valiosas

Reter um cliente atual nutrindo sua fidelidade pode ser menos caro e mais lucrativo do que você imagina! Um levantamento da Bain & Company constatou que um aumento de 5% na retenção de clientes produz mais de 25% de aumento no lucro.   O estudo também revelou que os clientes que retornam para realizar uma compra tendem a comprar mais ao longo do tempo, e[…]