Power Platform

3 casos reais onde a tecnologia Power Platform transformou as operações de importantes empresas

Só acredito vendo. Eu vendo: Nossa não acredito! 

Você já deve ter ouvido falar que a Microsoft Power Platform é a união de 4 aplicativos de negócios da Microsoft: o Power Apps, Power BI, Power Automate e o Power Virtual Agent. Individualmente, esses aplicativos podem atender necessidades comerciais das mais distintas, mas o melhor é que juntos eles fornecem uma plataforma ainda mais versátil, que habilita para as empresas o poder de criação de aplicativos e soluções para agilizar diversas operações. 

Com o Power BI, o Power Apps e o Power Automate, usuários não técnicos podem criar aplicativos  de maneira simples ou modelagem e análise de dados através da característica low-code ou até mesmo nenhum código. 

Neste texto, conheça 3 exemplos reais da aplicabilidade desta tecnologia Microsoft em grandes empresas.  

Agência de seguros digital utiliza Power Platform para automatizar um processo de compra complexo 

A empresa americana Nsure.com, é uma plataforma digital de serviços de seguros, que permite aos consumidores comparar transparentemente as cotações de seguros residenciais e automotivos de mais de 50 seguradoras de primeira linha e adquirir uma apólice em minutos. O grande problema é que o seguro residencial é complexo – muito mais complexo do que o seguro automóvel. Existem muitos outros fatores que ditam as taxas e nenhum processo de subscrição padronizado. Desenvolver os algoritmos necessários para navegar nessa complexidade seria um desafio. Automatizar o processo de compra seria ainda mais difícil. Mas, gradualmente, uma experiência digital revolucionária começou a tomar forma.  

No decorrer do processo, um sistema de CRM – selecionado com base nas recomendações de outras pessoas da comunidade de startups – estava se mostrando difícil de personalizar. Além disso, muitas partes do procedimento de cotação e compra ainda exigiam muito processamento manual pelos agentes Nsure. Conforme o tráfego do site crescia, ficava cada vez mais difícil para os agentes gerenciarem a carga de trabalho. 

Para garantir que o site pudesse ser dimensionado para atender ao rápido crescimento, os fundadores começaram a procurar uma nova solução. Foi quando Jakub Skalbania, diretor de tecnologia interino da empresa, sugeriu um sistema de back-end totalmente novo. Para este projeto, recomendou Dynamics 365 e Microsoft Power Platform. Em seguida, mostrou à equipe  Nsure como poderiam automatizar muitos dos processos atuais usando aplicativos criados com o Power Platform, e ficaram impressionados com o nível de automação que pode ser alcançado. 

A mudança para a Power Platform proporcionou maior eficiência nas operações do Nsure. O Power Automate foi usado para otimizar centenas de tarefas anteriormente manuais, incluindo comunicações múltiplas e muitas vezes demoradas com os clientes para concluir uma compra. O Power Automate também está gerando novos serviços valiosos. Dois meses antes de uma apólice ser renovada, por exemplo, o sistema verifica automaticamente se uma tarifa melhor está disponível com outra operadora com base no perfil do cliente. Um e-mail e um SMS são então disparados no Dynamics 365 Marketing para confirmar se a política atual ainda é o melhor valor ou se o Nsure encontrou uma opção melhor. O cliente pode então fazer a troca online rapidamente. 

T-Mobile adota Microsoft Power Platform para desenvolvimento rápido e poderoso de baixo código 

Uma das maiores operadoras sem fio dos Estados Unidos, a T-Mobile sempre busca aprimorar seus processos de negócios e obter maior performance das operações. A operadora adotou com entusiasmo o desenvolvimento de baixo código com o Microsoft Power Platform, incluindo Power Apps, Power BI e Power Automate. Os funcionários de toda a empresa usam a Microsoft Power Platform para criar soluções que vão desde ferramentas de nicho para usos especializados até aplicativos de toda a empresa para lidar com o impacto do COVID-19. 

Com o desenvolvimento de baixo código usando Microsoft Power Platform, os funcionários da T-Mobile de diferentes origens – especialistas em ciência da computação a novatos em codificação – agora desenvolvem eles próprios soluções que ajudam a empresa em tudo, desde aprovações de promoção de dispositivos até gerenciamento de fechamento de loja em resposta ao COVID-19. 

A T-Mobile tem uma comunidade interna próspera da Microsoft Power Platform e está criando um T-Mobile Center of Excellence para promover o desenvolvimento de baixo código.  
  

Como a cidade de Ottawa, no Canadá, ajuda os funcionários a enfrentar a pandemia com o uso de Power Virtual Agents 

Em 2019, a cidade de Ottawa estava explorando o uso de chatbots para fornecer aos cidadãos um meio mais envolvente, eficiente e eficaz de entrar em contato com a cidade. Nessa época, a Microsoft fez uma demonstração privada de sua nova tecnologia de chatbot sem código, Power Virtual Agents, para o departamento de TI da cidade de Ottawa. Os desenvolvedores e integradores de automação de lá imediatamente gostaram da solução e começaram a criar uma prova de conceito para o uso dessa tecnologia de chatbot.  

A cidade de Ottawa tinha um bom domínio da tecnologia do chatbot, tendo aproveitado anteriormente o Microsoft Bot Maker e o QnA Maker para outros aplicativos do chatbot. Além disso, com o gateway de dados no local e conectores pré-construídos, os desenvolvedores poderiam facilmente integrar o chatbot à infraestrutura de tecnologia existente de Ottawa. A solução permitiu que os cidadãos relatassem problemas e abrissem multas de serviço para coisas como perigos na estrada ou coleta de lixo perdida. 

Com o início da pandemia, em março de 2019, quando COVID-19 causou bloqueios em todo o país, grandes interrupções e grande ansiedade em todo o Canadá. Como prestadora de serviços essenciais, a cidade de Ottawa teve que manter as operações com o mínimo de interrupções. Isso acelerou o amadurecimento da adoção da Microsoft Power Platform pela cidade instalando um gateway de dados local para conectar as fontes de dados locais da cidade de Ottawa com Dataverse e Power Virtual Agents, bem como a integração da pilha Power Platform com a linha existente da cidade.  

Casa de ferreiro, espeto é de ferro sim. 

Aqui na Bizapp também temos caso de aplicação real da Power Platform. Nós mesmos somos um grande caso de sucesso. Com a chegada da Power Platform, aplicativos de gestão interna saíram de vez do papel. Criamos apps para melhorar a experiência de nossos usuários internos em diversas atividades como, reembolso, comunicação interna, timesheet, treinamentos e etc.  

Em 2020 também no enfrentamento dos impactos e desafios do isolamento social da COVID-19, protagonizamos junto à Secretaria da Educação de São Paulo, a concepção do Bob, o Bot de atendimento virtual que tinha o objetivo de atender a rede de pais, instituições de ensino e alunos do Estado de São Paulo, em suas dúvidas que se acumulavam de maneira muito rápida e os canais de atendimento já não conseguiam mais cobrir todas as respostas. Então criamos o Bob, o agente virtual que ali mesmo no chat resolvia grande parte das dúvidas. A entrega deste recurso de atendimento em tempo recorde só foi possível graças a característica low-code da Power Platform e sua facilidade de personalização e integração nativa com o Microsoft Customer Service. 

Quer saber mais sobre a Power Platform? Sua empresa pode estar mais perto da automação digital do que imagina. Vem saber conosco como fazer isso utilizando as soluções Microsoft Business Applications 

Fontes:  

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1432427877109295124-nsure-power-apps

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1435340411391867976-t-mobile-telecommunications-power-platform

https://customers.microsoft.com/en-us/story/1420166398092426080-city-of-ottawa-power-virutal-agents

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